Uma pesquisa realizada pelo Data OLX Autos revela que sete em cada dez entrevistados estariam dispostos a considerar a compra de um carro novo se uma medida provisória do Governo Federal, que visou reduzir o valor de veículos zero km em até R$ 120 mil, fosse novamente liberada neste ano.
O estudo, que mapeou o perfil do consumidor e suas preferências, destaca as mudanças no comportamento de compra no mercado automotivo. De acordo com a pesquisa, 33% dos entrevistados que estavam buscando carros usados e seminovos consideraram, em algum momento, a possibilidade de adquirir um veículo novo.
No entanto, muitos desistiram devido a fatores como o aumento de preços (mencionado por 68% dos respondentes), a alta desvalorização do valor inicial (53%) e os custos elevados de documentação, impostos e IPVA (47%).
LEIA MAIS
+ Novo Porsche Carrera T parte de R$ 929 mil; confira detalhes
A pesquisa aponta que a maioria dos interessados em carros novos pertence à classe B, com 51% das respostas, sendo que a geração X é a mais representativa, com 66%. Além disso, 73% dos entrevistados são casados e 79% possuem filhos, indicando um perfil de consumidores com necessidades familiares.
Embora muitos considerem a compra de um carro novo, o interesse por veículos usados continua a crescer. Dentre os usuários da plataforma OLX, 49% estão em busca de um automóvel usado, 26% de um seminovo, enquanto apenas 7% pretendem comprar um zero quilômetro e 18% estão indecisos.
Flávio Passos ressalta que a produção de carros novos está em ascensão, fortalecendo o mercado de usados e oferecendo uma variedade de marcas e modelos a preços acessíveis.
Em relação à idade dos automóveis atuais, a pesquisa mostra que 44% dos entrevistados possuem veículos com idade entre 1 e 3 anos, enquanto 23% têm carros com menos de um ano. Outros 18% mantêm o mesmo modelo há 4 a 8 anos.
Quanto ao tipo de carroceria, os dados indicam que 31% dos entrevistados possuem sedãs, 31% têm SUVs, 21% optaram por hatchbacks, 15% por picapes e apenas 2% por utilitários.
Essa mudança nas preferências dos consumidores, impulsionada por fatores econômicos e pela oferta crescente de veículos novos, pode redefinir o cenário do mercado automotivo brasileiro.
A expectativa é que, com a possível reedição da medida provisória, mais consumidores possam realizar o sonho de adquirir um carro novo, impactando positivamente tanto o mercado de veículos quanto a economia do país.