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Entenda o funcionamento dos diferentes câmbios de um carro

Houve um tempo em que se acreditava que os veículos com câmbio automático iriam comandar as vendas no Brasil e até mesmo no mundo. Acreditava-se que o pedal para troca de embreagens só seria encontrado nos modelos esportivos. A tecnologia serviu para a criação de vários sistemas que tornam o uso das marchas algo confortável e econômico, mas ainda existem aqueles que preferem passar a marcha e sentir o carro trabalhar. Nesse sentido, há uma grande variedade de câmbios disponíveis no mercado. Porém, algumas pessoas confundem o funcionamento de cada caixa e não sabem dos cuidados corretos para fazer o bom uso do sistema.

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Automatizado
Sistema faz uso de atuadores hidráulicos para a troca de marchas, que provoca trancos devido à desaceleração que acontece durante essa mudança. A manutenção só é feita com a troca de embreagem, que só precisa ser feita com 80 mil ou 100 mil quilômetros rodados, por isso é mais em conta. As falhas mais comuns acontecem devido ao vazamento de óleo e queima da bomba de pressão do sistema hidráulico.
Cuidados:
Sempre verifique se há umidade de óleo em cima do cambio. Se tiver, procure uma oficina o mais rápido possível.

Dupla Embreagem
Sistema avançado do câmbio automatizado que utiliza duas embreagens. Com isso, o tempo de engate das marchas se torna mais rápido, chegando a ser feito em milissegundos. Esse câmbio precisa de uma atenção redobrada, pois conta com uma alta tecnologia no funcionamento mecatrônico. “Nesse sentido, o reparo se torna mais caro. As falhas mais recentes aconteceram no sistema PowerShift, utilizado pela Ford, e pode mudar a escala de gravidade de acordo com a marca”, afirma Cristiano Oliveira, gerente da oficina Cristiano Auto Import.

CVT
Termo Continuously Variable Transmission, que significa transmissão continuamente variável. Esse câmbio não faz uso da troca de marchas por conta dos fluidos de transmissão que são feitos através de correntes metálicas. A manutenção se concentra apenas na troca do fluido. As falhas são apresentadas de acordo com a vibração das correntes, sinal de que o fluido já perdeu as propriedades.

Automático
Sistema que utiliza o conversor de torque para as trocas de marcha, já as combinações entre as engrenagens são feitas por dispositivos hidráulicos. A manutenção será relativa a quantidade de marchas. Mas, normalmente, os problemas quando acontece falha na troca de marchas são trancos durante as mudanças. Outra questão são as marcas que já vendem o veículo com o câmbio com falha. A engenheira química Karla França está dentro desse quadro. Proprietária de um New Fiesta 2015 1.6, Karla já teve um problema com o câmbio automático. “A caixa de marcha veio de fábrica com erro no giro do motor, pois não correspondia a marcha. Então eles abriram para recall e corrigiram o erro”, conta.

Manual
O câmbio manual é o mais utilizado no Brasil e justamente por isso possui uma maior facilidade na hora de fazer a manutenção, com mão de obra e peças mais em conta. Outra vantagem está na economia de combustível, sem falar no domínio do carro pelo motorista, já que ele pode manter a marcha que deseja, sem interferências eletrônicas.

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