O ano de 2024 já começou e, com ele, novas regras para veículos fabricados no Brasil ou importados já estão em vigor. Desde 1° de janeiro, todos os carros novos precisam implementar itens obrigatórios em sua lista de equipamentos.
Desde o início deste ano, todos os carros fabricados aqui ou importados, terão de ser equipados com luz de condução diurna (DRL) e controle de estabilidade (ESC).
Além disso, luzes repetidoras laterais, que podem ser tanto no para-lama como no retrovisor, também precisam equipar esses novos modelos. Outra característica é o aviso de frenagem de emergência (ESS) e alerta do cinto de segurança.
LEIA MAIS
+ Efeito impostos: Stellantis anuncia realinhamento de preços
Todos esses itens passam a ser obrigatórios para os modelos fabricados desde o dia 1° de janeiro. Vale lembrar que os itens supracitados já tinham sido obrigatórios entre 2022 e 2023, mas foi estendido devido a uma solicitação da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Além desses itens, um outro que também entra em vigor é a obrigatoriedade para testes de impacto lateral, que será norma para homologação de veículos no país.