Publicidade

Dirigimos o Scania Super que chega mais potente e até 8% mais econômico

A Scania está lançando uma nova linha de motores – Scania Super -, que começará a ser vendida no Brasil a partir da Fenatran 2022 – 23º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, realizada de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo (SP).

A nova linha de motores Euro 6, se adequam as normas do Proconve P8, que traz requisitos de metas de controle de emissão de poluentes. A Scania conseguiu uma economia de 2% em todos os segmentos de atuação, sobre a geração atual.

Outra novidade é a linha Scania Super. Com uma nova plataforma, os motores chegam mais potentes e mais econômicos – ate 8% de economia. “Não se tem registro no mercado, na faixa de potência de 420cv a 560cv, de uma solução de transporte que entregará tanta eficiência energética e um menor custo total de operação como o Scania Super”, diz o diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil, Silvio Munhoz.

LEIA MAIS
+ KIA NIRO É LANÇADO NO BRASIL E FAZ ATÉ 19,8 KM/L DE GASOLINA

Os motores Super disponíveis são de quatro potências (420, 460, 500 e 560 cv), que desenvolvem, respectivamente, torques de 2.300Nm, 2.500Nm, 2.650Nm e 2.800Nm. O ganho prático dos três primeiros modelos foi de 150Nm em relação à geração atual
e de 100Nm na versão de 560cv. Por falar nele, o modelo R 560 Super de 2.800Nm será o pesado de motor 13 litros de maior torque da categoria.

A gama Scania Super ainda dispõe, de série para todas as versões, do freio de cabeçote CRB (do inglês Compression Release Brake), que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor (capacidade de 350Kw)e não necessita de manutenção. O sistema atua para descidas e tem vários níveis de frenagens, com isso, o sistema de freios é preservado e consegue ter uma maior vida útil.

A gama Scania Super também será equipada com as novas caixas de transmissão automatizada Opticruise de nova geração. Os modelos Super 420cv e 460cv levarão a caixa de câmbio G 25. Já as versões de 500cv e 560cv terão a G 33. Por falar nelas, estão mais rápidas para fazer as trocas de marchas.

O novo propulsor Super traz várias novidades, como o aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no cabeçote, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor. Todas essas melhorias, aumentam a vida útil dos componentes e prolongam as revisões.

Do lado de dentro da cabine, a novidade é o quebra-sol interno elétrico – recurso opcional. Caso opte pelo equipamento, o cliente poderá acionar o ajuste por um botão estrategicamente posicionado atrás do volante para facilitar o acesso, algo mais prático e ergonômico.

As entregas dos novos caminhões da Scania começam a ser feitas em fevereiro de 2023.

Locação
Outra novidade é que a Scania vai trazer é o sistema de locação dos caminhões. Os transportadores terão a possibilidade de assinar contratos a partir de apenas um caminhão com prazos de 24 a 60 meses. Os preços, no entanto, ainda não foram revelados.

Dirigimos
Durante o evento da Scania, a marca colocou os jornalistas para sentir, na prática, as novidades do caminhão Super. Andamos em um percurso de 4 quilômetros, em um condomínio fechado, no interior de São Paulo. O novo 460R foi o modelo que dirigimos, que trazia um lastro de 10 toneladas – 30 ton ao total.

No test drive pudemos testar a função do CRB, que conta com 5 níveis de assistência que deve ser usada em descidas. Com isso, os freios ficam livres e frios para quando for necessário utilizá-los.

Testamos também as trocas de marchas, que estão mais rápidas. Isso ajuda o motorista, pois a troca de marcha lenta, com o caminhão carregado, atrapalha na segurança e faz com que o veículo, em aclives, demore ainda mais para fazer o percurso.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade