Publicidade

Desvendamos a tecnologia do T-Cross para entender sua liderança nas vendas

Poucos meses após seu lançamento, o T-Cross conseguiu um feito: ser o SUV mais vendido do país no mês de novembro, desbancando os veteranos do segmento mais concorrido do mercado automotivo brasileiro. Mas o que será que pesou para essa escalada nos emplacamentos do compacto da Volkswagen? É isso que vamos desvendar agora.

LEIA MAIS

+ T-Cross ultrapassa Renegade e fica pela 1ª vez na liderança entre os SUVs

A Volkswagen apostou muito na chegada do T-Cross. A planta de São José dos Pinhais recebeu um aporte bilionário para que o SUV concentrasse o melhor no desenvolvimento tecnológico, fornecendo uma experiência nova ao motorista a bordo do T-Cross.

Diferenciais

O T-Cross é o primeiro utilitário-esportivo produzido pela Volkswagen no Brasil e, mesmo após meses do seu lançamento, ainda chama a atenção nas ruas. A Volkswagen conseguiu unir o estilo aventureiro de linhas robustas com o requinte de um design urbano, em que se destaca o longo capô e a imponente grade frontal com faróis de LED integrados.

O T-Cross se sobressai na categoria porque possui um dos itens que o brasileiro adora: o Sky View, um teto solar panorâmico composto por dois painéis de vidro, cuja parte dianteira pode ser aberta eletricamente.
E para quem curte uma boa música enquanto dirige, outro opcional interessante no T-Cross é o sistema de som “Beats”, que possui 300W de potência RMS, sete alto-falantes, subwoofer e controle de ajustes especiais.

Tecnologia de ponta

O T-Cross é produzido sobre a plataforma modular MQB (Matriz Modular Transversal), nova arquitetura de veículos do Grupo Volkswagen (sobre a qual também são feitos novo Polo, Golf e Passat, dentre muitos outros), capaz de reduzir o peso total dos veículos e, consequentemente, seu consumo de combustível.

A plataforma MQB também possibilita um bom aproveitamento do espaço interno do carro. O T-Cross possui o maior entre-eixos da categoria, com 2.651 mm, garantindo uma cabine mais confortável.

Visual moderno e tecnologia de ponta não poderiam ser misturados com qualquer conjunto mecânico. Por isso, a Volks escolheu a família de motores TSI para equipar todas as versões do T-Cross.

O motor 250 TSI de 150 cavalos entrega o maior torque da categoria, com 25,5 kgfm a partir de 1500 rpm – sinônimo de disposição mesmo em baixo giro, oferecendo segurança em ultrapassagens e frugalidade na hora de abastecer. Acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades, com opção de trocas manuais por meio das borboletas no volante, ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos. Já o motor 200 TSI produz 128/116 cv de potência (etanol/gasolina) e torque de 20,4 kgfm, com opções de câmbio manual ou automático.

Exclusividade

Vamos destacar agora os equipamentos exclusivos do T-Cross dentro do segmento dos SUVs compactos. Para quem curte tecnologia, ter esses itens no carro faz toda a diferença no dia a dia.

– Manual Cognitivo

A proposta deste feature procura acabar com aquele manual que ocupava quase todo espaço do porta-luvas e que as informações do mesmo demoravam a ser encontradas. Tudo isso, através de uma tecnologia da Inteligência Artificial. É possível perguntar, por voz ou texto, que o T-Cross responde – e ainda trabalha com reconhecimento de imagens, capaz de reconhecer a foto de uma luz espia do painel e explicar seu significado.

– App Connect

O VW Connect, outro app para smartphone, traz funções e informações em tempo real para o dia a dia do motorista. Ligado à central eletrônica pela porta OBD, informa dados como trajetos percorridos, com data, horário, quilometragem, velocidade média e consumo de combustível. Também se pode fazer um registro detalhado dos abastecimentos, que gera um resumo com locais de abastecimento e preços, além do valor do quilômetro rodado. Além disso, a partir da análise de dados como pressão no acelerador, acionamento do freio e rotação do motor, dentre outras, o VW Connect dá dicas personalizadas para uma condução mais eficiente.

– Active Info Display

Este é um painel de instrumentos digital com 10,25 polegadas, e provavelmente um dos itens mais apreciados do novo T-Cross e que está disponível como opcional nas versões Comfotline 200 TSI e na Highline 250 TSI.

Com ele, o motorista tem gráficos de alta resolução e ainda pode selecionar quais informações serão exibidas e até escolher dentre várias opções de como visualizá-las. Isso porque todos os elementos são digitais e, portanto, configuráveis – com exceção das luzes espia que aparecem na borda inferior.

Além das informações tradicionais, como velocidade, rotação, temperatura do motor e combustível no tanque, é possível selecionar informações do computador de bordo, do sistema de entretenimento, telefone ou de gerenciamento do veículo. Dá ainda para projetar o mapa de navegação no painel, o que facilita a visualização e permite que o motorista fique concentrado na condução do veículo, sem distrações. Também dá para optar pela visualização clássica, com conta-giros e velocímetro em formato circular, com as informações do computador de bordo ao centro. As informações do sistema de entretenimento e o mapa de navegação também podem ser visualizados na tela de 8 polegadas da central do sistema Infotainment Discover Media, sensível ao toque e compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade