Quando se fala em manutenção do carro não adianta só ficar de olho nos pneus, filtros e na troca do óleo do veículo. A revisão elétrica é indispensável para verificar itens como alternador, a descarga da bateria, o aperto dos fios de aterramento.
LEIA MAIS
+ Atenção com altas temperaturas do verão no seu carro
Todos os componentes elétricos devem ser testados e verificados para cumprir com suas finalidades e funcionar conforme o manual do carro. Se a bateria não estiver em pleno funcionamento e com a manutenção em dia, o carro pode deixar o condutor na mão.
Para que todos os sistemas funcionem, a bateria precisa ser checada também durante a revisão elétrica. Vale verificar a superfície da bateria, ela precisa estar sempre limpa e seca. Vários tipos de resíduo que se acumulam na superfície superior da bateria podem ser condutores.
Veja mais algumas dicas no bate-papo que Jorge Moraes bateu com Gilson Belarmino, consultor das Baterias Moura sobre a vida útil da bateria do seu automóvel.
Isso pode criar um caminho que permite o fluxo de corrente ocasionando a perda de carga da bateria. Observe também os terminais da bateria, que devem ser mantidos limpos e bem ajustados. Conexões sujas ou soltas não conduzem eletricidade e podem levar a dificuldades para o arranque do motor e ao carregamento incompleto das baterias.
A corrosão nos terminais da bateria é muitas vezes um sinal de perda de eletrólito através de ventilação excessiva, muito provavelmente resultado de uma sobrecarga.