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Com Lula, chairman da GWM confirma produção de três modelos no Brasil

Em visita oficial à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira com o fundador e chairman da GWM (Great Wall Motor), Jack Wey. O encontro aconteceu em Pequim e teve como foco os próximos passos da operação da montadora no Brasil, incluindo a produção de novos modelos, geração de empregos e investimentos no desenvolvimento tecnológico local.

Durante a reunião, Jack Wey confirmou que a produção na fábrica de Iracemápolis (SP) começará oficialmente em julho de 2025, com uma linha inicial de três modelos e capacidade de até 50 mil unidades por ano. A empresa também prevê a criação de 800 empregos diretos até o fim de 2025. A médio prazo, a produção será ampliada para 100 mil veículos anuais, com mais de 2 mil postos de trabalho diretos e foco na exportação para países da América Latina.

A planta brasileira também será transformada em um centro de pesquisa e engenharia da GWM, com a proposta de fortalecer as cadeias locais de fornecimento e promover o desenvolvimento tecnológico voltado ao mercado nacional.

Modelos previstos

O primeiro modelo a sair da linha de montagem de Iracemápolis será o SUV híbrido Haval H6. Na sequência, estão previstos a picape média Poer e o SUV de sete lugares Haval H9. Durante o encontro, Jack Wey apresentou ao presidente Lula esses modelos, além do Tank 300, um SUV híbrido de luxo com foco off-road, recém-lançado no Brasil e que já registra bons resultados comerciais.

Como gesto simbólico, o executivo presenteou Lula com uma miniatura do Haval H6, modelo que representa o início da produção local da marca.

Inauguração da fábrica e novo ciclo de investimentos

Jack Wey aproveitou a ocasião para convidar formalmente o presidente Lula a participar da cerimônia de inauguração oficial da fábrica em Iracemápolis, evento que deve ser anunciado em breve.

A reunião ocorreu paralelamente ao Fórum Empresarial Brasil-China, realizado em Pequim, com a presença de autoridades e empresários dos dois países. No evento, a GWM confirmou seu segundo ciclo de investimentos no Brasil. Após aplicar R$ 4 bilhões para a implantação da marca e reativação da planta paulista, a montadora planeja investir mais R$ 6 bilhões entre 2027 e 2032.

O novo aporte será direcionado à ampliação da operação e ao desenvolvimento de veículos com tecnologia avançada, adaptada ao mercado brasileiro. Somados, os dois ciclos representam um total de R$ 10 bilhões em investimentos da GWM no Brasil em uma década.

Com a consolidação da fábrica e a expansão das atividades, a empresa chinesa reforça sua estratégia de posicionar o Brasil como uma das bases industriais e tecnológicas mais importantes da marca fora da Ásia.

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