A Mitsubishi Motors apresentou oficialmente nesta semana a nova geração do Outlander PHEV,o SUV que passa a ser vendido no Brasil apenas em versões híbridas plug-in. Produzido no Japão, o modelo chega ao mercado nacional com duas versões: HPE-S, por R$ 374.990, e Signature, por R$ 389.990.
A estratégia da marca é reposicionar o Outlander como um produto mais tecnológico, com foco na eletrificação e no uso urbano e familiar. Ao mesmo tempo, a tração integral e os modos off-road buscam preservar o DNA da marca japonesa, tradicionalmente associado à robustez e capacidade fora de estrada.
A motorização do novo Outlander PHEV combina um propulsor 2.4 litros a gasolina com ciclo Atkinson, capaz de gerar 137 cv e 20,9 kgfm de torque, a dois motores elétricos independentes — um dianteiro, com 116 cv e 26 kgfm, e outro traseiro, com 136 cv e 19,9 kgfm. Juntos, os três motores entregam potência combinada de 252 cv e 45,9 kgfm de torque.
O sistema é do tipo híbrido plug-in, ou seja, permite carregamento da bateria tanto por meio de tomadas externas quanto pelo próprio funcionamento do veículo. A bateria de 20 kWh e 350V proporciona até 58 km de autonomia no modo exclusivamente elétrico. A autonomia total, segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, pode chegar a 680 km no modo combinado.
A recarga pode ser feita de três formas: por tomada convencional com carregador portátil de 3,5 kW (incluso de série), por estações do tipo Wall Box (vendidas como acessório), ou pelo próprio motor a combustão, que atua como gerador quando necessário. Há também quatro modos de gerenciamento de energia: EV (100% elétrico), Normal (automático), Save (preserva a carga) e Charge (carregamento ativo da bateria).
O Outlander PHEV tem tração integral permanente, operada pelo sistema S-AWC, que combina os dois motores elétricos com controle eletrônico de estabilidade e tração. O motorista pode escolher entre sete modos de condução: Normal, Eco, Tarmac, Gravel, Snow, Mud e Power — este último voltado à performance, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, segundo a marca.
Internamente, o SUV acomoda até sete ocupantes. A terceira fileira é rebatível, o que amplia a capacidade de carga do porta-malas de 468 litros até 1.448 litros com os bancos traseiros rebatidos. O peso máximo de carga útil é de 615 kg.
As duas versões oferecidas no Brasil trazem pacote completo de tecnologia e assistência à condução. A versão Signature se diferencia pelo acabamento mais refinado e por incluir recursos como bancos dianteiros com massagem, sistema de som Bose com 10 alto-falantes, head-up display, ajustes elétricos adicionais nos bancos, câmera 360° e rodas de 20 polegadas.
O painel de instrumentos é digital, com tela de 12,3 polegadas, enquanto a central multimídia de 9” oferece conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. O ar-condicionado é de três zonas e há carregador por indução e iluminação ambiente.
Em segurança, o modelo conta com 11 airbags e sistemas de auxílio como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de ponto cego (BSW), frenagem automática de emergência (FCM), assistente de permanência em faixa (LDP), alerta de tráfego cruzado (RCTA), entre outros.
Com o lançamento da nova geração do Outlander PHEV, a Mitsubishi retoma sua atuação no segmento de SUVs médios eletrificados, mercado que tem crescido com a popularização de tecnologias híbridas e elétricas no Brasil. A marca já havia sido pioneira ao lançar, em 2015, a primeira geração do Outlander PHEV no país, o primeiro híbrido plug-in vendido por aqui.
As vendas da nova geração começam oficialmente em junho, com pré-reservas já disponíveis no site da marca. A garantia é de cinco anos para o veículo completo e oito anos para a bateria de alta tensão.