Mais novidade chinesa vindo por ai no mercado nacional. A fabricante chinesa Great Wall Motors anunciou a compra da fábrica que um dia pertenceu à Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) e com isso novos modelos asiáticos devem chegar em breve ao Brasil.
LEIA MAIS
+ Mercedes-Benz Classe C 2022 desembarca ainda este ano
A marca chegou ao Brasil por meios próprios, sem nenhum tipo de intermédio de importadoras ou parceiros comerciais. Atualmente a negociação é uma transação puramente de ativos e não envolve a transferência de pessoal.
Para o Presidente rotativo do Great Wall Motors, Meng Xiangjun, “esta transação acelerará o desenvolvimento e a implementação estratégica da marca no mercado sul-americano e promoverá ainda mais a transformação da companhia em uma empresa de mobilidade de tecnologia global”.
Espera-se que a montadora inicie seus projetos através do CKD (completely knockdown), que significa trazer kits de fora da China pré-montados para serem finalizados aqui, em paralelo à um desenvolvimento de parcerias locais para a produção de componentes ao passo que deixa a fábrica completamente pronta.
Apesar de ainda estarmos em algumas recessões por conta da pandemia, a expectativa é de que, em breve, a chinesa desembarque alguns modelos elétricos por aqui, aumentando a oferta de veículos com motorização limpa.
A entrega da fábrica está prevista para ser concluída antes do final de 2021, e a capacidade de produção anual da planta chegará a 100 mil unidades após a atualização, criando cerca de 2 mil empregos locais.
MERCEDES-BENZ
A venda da fábrica faz parte da estratégia da Mercedes-Benz AG para otimizar sua rede de produção. Jörg Burzer, Membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz AG, responsável pela Gestão da Cadeia de Produção e Abastecimento: “Com a transformação da Companhia e o realinhamento da capacidade produtiva da nossa rede global de produção, estamos aumentando de forma sustentável a nossa eficiência produtiva. Com a Great Wall Motors, encontramos um comprador que dará à fábrica de Iracemápolis e região uma nova perspectiva para o futuro.”
A empresa confirma também que todos os proprietários de automóveis premium da marca Mercedes-Benz no Brasil continuarão a ser atendidos pelas mais de 50 concessionárias em todo o país.
Apesar da venda da fábrica de Iracemápolis, o Grupo Daimler AG continua atuando no Brasil, com suas unidades de São Bernardo do Campo (caminhões, chassis de ônibus e agregados) e Campinas (Peças e Serviços ao Cliente, Reman e Global Trainning), em São Paulo; além da planta de Juiz de Fora (cabinas de caminhões), em Minas Gerais.
O Campo de Provas da Mercedes-Benz e o Centro de Testes, que está sendo construído em parceria com a Bosch, ambos em Iracemápolis, também não serão afetados.