A China deve bater um recorde de venda de 6 milhões de veículos elétricos este ano. À medida que a demanda por veículos mais limpos aumenta, o país vem se mostrando competitivo no setor.
A Associação de Carros de Passageiros da China elevou sua estimativa de 5,5 milhões, depois de divulgar dados mostrando que as entregas de veículos mais que dobraram, em julho, para cerca de 486.000 unidades – representando 27% do mercado de automóveis novos.
Ainda segundo a associação, a previsão é cautelosa e pode ser aumentada ainda mais no início do quatro trimestre. Só a Tesla entregou 28.217 carros, sendo 8.461 destinados exclusivamente à China. O número, no entanto, representa uma queda, causada por paralisações de produção na fábrica de Xangai.
LEIA MAIS
+ FORD APRESENTA O CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E TECNOLOGIA DE TATUÍ PARA TESTES DE AUTÔNOMOS
Atualmente, Tesla e BYD dominam as vendas de veículos elétricos. Mas as grandes marcas precisam ficar de olho no mercado. É que algumas startups estão aproveitando a demanda por carros limpos.
A Hozon New Energy Automobile, que começou visando clientes fora das grandes cidades com carros econômicos, entregou 14.037 veículos no mês passado, incluindo 1.382 para mercados estrangeiros. A Leapmotor Technologies, que compete na mesma faixa de preço da Hozon, vendeu um recorde de 12.044 carros.
Brasil
No Brasil a demanda por carros ainda é pequena, mas está em crescimento. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), no fim de julho a frota atingiu 100 mil veículos eletrificados no país.
No acumulado de janeiro a julho, o país já ganhou 23.033 novas unidades de veículos eletrificados.
Veja abaixo a série histórica:
