A última etapa da Stock Car 2024 selou o fim do ciclo do Cruze nas pistas de corrida, encerrando sua trajetória vitoriosa na principal categoria do automobilismo nacional. Além de sua trajetória nas pistas, o Cruze de rua também encerra sua produção no Brasil, após quase 300 mil unidades emplacadas entre as versões sedã e hatch.
O modelo foi um marco para a Chevrolet, com a primeira geração do Cruze sendo lançada em 2011 como o primeiro carro nacional a trazer um sistema multimídia, seis airbags e controle de tração de série.
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A segunda geração, lançada em 2017, inovou ao introduzir um motor turbo de alta eficiência energética, além de avançados recursos de assistência à condução autônoma. O Cruze também foi pioneiro ao trazer conectividade avançada com internet nativa, um diferencial que refletiu as tendências de tecnologia no setor automotivo.
Com a aposentadoria do Cruze, a Chevrolet dará início à substituição do modelo nas pistas de corrida. A partir da temporada de 2025, o Cruze Stock Car será substituído pelo Tracker Stock Car, modelo que reflete a crescente popularidade dos SUVs no mercado brasileiro.
Segundo Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul, o interesse dos consumidores por SUVs tem se intensificado, com cerca de 40% das vendas de carros de passeio no Brasil concentradas neste tipo de veículo, um aumento significativo em relação aos 20% de cinco anos atrás.
O Cruze era vendido tanto na versão hatch como sedã. Ambas contavam com motor 1.4 turbo de 153 cv e 24,5 kgfm de torque.