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Chegada de Civic Type R e Corolla GR pode fazer o Golf GTI voltar ao Brasil?

Os hatches médios praticamente desapareceram do Brasil. Foi mais um segmento engolido pelos SUVs, que ganharam as famílias pela funcionalidade do espaço interno e versatilidade de terrenos que podem desbravar. A saída dos hatchbacks de porte também fechou as portas para as versões esportivas, que têm um bom mercado lá fora, mas que aqui, principalmente por conta do preço nada competitivo, foram desaparecendo. Quem não lamentou o fim da linha do Golf GTI no país?

Mas não é que eles estão voltando! A chegada do Civic Type R é o primeiro passo para importantes lançamentos desse segmento empolgante. O Honda inicia a pré-venda neste mês para um lote de 15 carros que serão entregues a partir do próximo mês ao preço de R$ 434.900. Depois serão ofertadas unidades por R$ 429.900, que não possuem o pacote Traffic Alert, que inclui o sistema de alerta de veículo em ponto cego e o monitoramento de tráfego cruzado traseiro.

E ainda neste ano a Toyota trará o rival do Type R, o Corolla GR, um hatch de visual agressivo e muita força para acelerar. Os dois japoneses têm potências parecidas, na casa dos 300 cv e torque próximo ao patamar de 40 kgfm. Semelhante também é a caixa de câmbio: manual de seis velocidades.

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O que diferencia o Type R do Corolla GR é o sistema de tração. Enquanto no Toyota ela é integral, no Honda ela é dianteira. Vale ressaltar que o Type R ganhou o título de carro com tração dianteira mais rápido do mundo após recorde de tempo de volta em Nurburgring (7 minutos e 44,881 segundos).

Com esses dois hatches esportivos desfilando pelas ruas brasileiras, fica a esperança que a Volkswagen veja que tem mercado – mesmo que restrito – para voltar a comercializar o Golf GTI por aqui. Seria sonhar demais com o Golf R de 330 cv? Vamos com calma, o GTI já seria um alento para quem curte um hatchback que acelera muito e ainda é lindo.

Já aceleramos
Tivermos a oportunidade de acelerar o novo Honda Civic Type R no autódromo Velocittà, no interior de São Paulo. Esqueça tudo que você conhece de Honda Civic. O Type R, que é importado do Japão, é uma máquina pensada para as pistas. Dá pra usar no dia a dia da cidade? É um desperdício de potência e esportividade, mas dá sim.

A relação do motor 2.0 turbo de 297 cv, 42,8 kgfm de torque e o câmbio manual de seis marchas é de pura sensualidade. Uma lua de mel eterna e estável. Sim, o Type R não desgruda da pista por nada. E não pense que por ser de tração dianteira o Honda é “sem graça”. Ele é uma máquina de diversão com três pedais.

São quatro modos de condução que permitem selecionar e/ou personalizar parâmetros como resposta do acelerador, rigidez da suspensão e da assistência de direção. No modo esportivo o hatch se transforma. Pode ir só nele mesmo.

Além de andar bem, o Type R é muito bem equipado na cabine, com sistemas de entretenimento se segurança de primeira linha. E como se já não bastasse, ainda é lindo. Sejam bem-vindos, hatches esportivos.

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