A venda de carros elétricos no mundo está evoluindo ano a ano. Com isso, as marcas que dominam o segmento estão numa luta pela liderança do mercado. Recentemente, o CEO da Tesla, Elon Musk, disse que é preciso criar barreiras às empresas.
“Honestamente, eu acho que se não forem estabelecidas barreiras comerciais, eles irão praticamente demolir a maioria das outras empresas automotivas do mundo”, disse o chefão da Tesla.
No último trimestre a Tesla perdeu o posto de maior vendedora de carros elétricos. A BYD, gigante chinesa, ultrapassou a montadora de Musk.
LEIA MAIS
+ Decisão mundial de suspender vendas da Hilux não afeta o Mercosul
Apesar disso, Elon Musk também reconhece o poder das chinesas. “Os EVs chineses são extremamente competitivos, muito bons, e terão sucesso no mercado global”, destacou.
Contudo, em 2011, em entrevista à Bloomberg, Musk caiu na gargalhada ao ser perguntado sobre a rivalidade com a BYD. “Você já viu o carro deles?”, respondeu Musk, gargalhando.
No mercado norte-americano, no entanto, ainda há uma cerca vantagem para a Tesla – o mesmo ocorre no Brasil. Por lá, os americanos ainda não confiam muito nas marcas chinesas.