Um estudo recente com mais de 18.000 veículos em 20 modelos populares nos Estados Unidos revelou o impacto significativo das baixas temperaturas no alcance dos veículos elétricos (EVs). Segundo o estudo realizado pela Recurrent, as condições de congelamento, com temperaturas abaixo de 0°C (32°F), podem reduzir o alcance dos EVs em cerca de 20% em média.
Entre os 13 modelos de melhor desempenho em temperaturas baixas, 11 estão equipados com bombas de calor, um sistema que melhora a eficiência térmica ao transferir o calor do ar externo para a cabine do veículo, utilizando um ciclo de refrigerante.
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Esse recurso reduz a dependência dos aquecedores de resistência, que são menos eficientes. No entanto, nem todos os EVs oferecem bombas de calor como padrão, com alguns modelos oferecendo a opção de incluí-la ou deixando de fornecê-la completamente.
Entre os veículos que apresentaram os melhores resultados em condições de frio, destacam-se o Tesla Model X, que manteve 89% de seu alcance em temperaturas congelantes, seguido pelo Tesla Model S (88%).
O Audi e-tron e o Tesla Model 3 também se saíram bem, mantendo 87% de seu alcance, enquanto o Tesla Model Y registrou 86%. O Hyundai Ioniq 5 e o Hyundai Kona completaram o grupo de veículos com bom desempenho, com 85% e 84% de alcance, respectivamente.
Esses resultados mostram que, de modo geral, os EVs com bomba de calor tendem a manter um desempenho mais estável em temperaturas baixas. A maioria dos modelos com melhor desempenho, como os da Tesla e Audi, estão equipados com esse sistema.
Por outro lado, veículos que não possuem bomba de calor mostraram um desempenho consideravelmente inferior. O Nissan Leaf, por exemplo, perdeu 22% de seu alcance, mantendo apenas 78% da capacidade em temperaturas congelantes.
O Ford F-150 Lightning e o Chevrolet Bolt apresentaram quedas de 26% e 31%, respectivamente, mantendo 74% e 69% de seus alcances ideais. Outros modelos, como o Ford Mustang Mach-E e o VW ID.4, também não tiveram um bom desempenho, com perdas de alcance de 34% e 36%.
Curiosamente, mesmo alguns modelos com bomba de calor, como o Chevrolet Equinox (74%) e o Cadillac Lyriq (72%), não conseguiram manter o desempenho esperado, apesar de estarem equipados com esse recurso. A Recurrent disse que continuará a investigar as razões pelas quais esses veículos com bomba de calor apresentaram uma queda de desempenho mais acentuada do que outros modelos.