No dia 27 de abril, o navio BYD Shenzhen iniciou oficialmente sua primeira viagem oceânica em direção ao Brasil, transportando mais de 7.000 veículos de nova energia. O embarque foi realizado a partir de Jiangsu, na China.
O Brasil é atualmente o principal mercado estrangeiro da BYD, e a empresa é a montadora chinesa com o crescimento mais rápido de investimentos no país nos últimos dois anos.
O BYD Shenzhen é o quarto navio do tipo RoRo (roll-on/roll-off) da fabricante. Com 219,9 metros de comprimento, 37,7 metros de largura e equipado com 12 decks, o navio tem capacidade para transportar até 9.200 veículos simultaneamente.
LEIA MAIS
+ BYD lança Dolphin Mini Cargo e amplia portfólio elétrico para logística urbana
A embarcação atinge uma velocidade máxima de 18,5 nós (cerca de 34,3 km/h) e utiliza sistema de propulsão a combustível duplo, podendo operar tanto com Gás Natural Liquefeito (GNL) quanto com combustível convencional.
Segundo a fabricante, o BYD Shenzhen é atualmente o maior transportador de veículos do mundo em termos de capacidade.
No primeiro trimestre de 2025, os navios RoRo da BYD transportaram mais de 25.000 veículos elétricos da China para mercados internacionais. Embora expressivo, o volume representa uma fração das vendas globais da marca, que no mesmo período alcançaram 206.000 unidades exportadas — crescimento de cerca de 110% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Apenas em março, a BYD registrou 72.723 unidades vendidas no exterior.
Desde 2024, a BYD opera quatro navios próprios: Explorer No.1, Changzhou, Hefei e Shenzhen. A expansão da frota continua. O quinto navio RoRo, chamado Changsha, foi desacoplado em março e deve ser entregue em maio.
Com a ampliação da frota, a BYD pretende reforçar sua capacidade logística para atender à crescente demanda por veículos elétricos em mercados internacionais. Ainda não há informações de quando o Navio vai atracar no Brasil.