A BMW vai dar início a produção de um novo modelo em sua fábrica no Brasil, em Araquari (SC). A BMW anunciou que a planta vai produzir o X5 híbrido plug-in (PHEV) na planta que celebra 10 anos de história.
A novidade faz parte da estratégia de eletrificação da montadora e a produção terá início no último trimestre deste ano. Atualmente, o SUV vem ao Brasil importado e custa R$ 731.950.
O modelo já é vendido em outros mercados na configuração xDrive50e. São 490 cv de potência e 71,4 kgfm de torque. O SUV tem capacidade para rodar até 110 km no modo 100% elétrico (ciclo WLTP). O 0-100 km/h é feito em 4,8 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h.
Na configuração norte-americana, o modelo tem suspensão pneumática de 2 eixos, farol alto automático, assistente de estacionamento, sensor de impacto e mais.
“O BMW X5 trará sua tecnologia PHEV de ponta para uma linha de produção na região da América do Sul pela primeira vez”, ressaltou o Head de Production Network e Logística do BMW Group, Michael Nikolaides.
Vale destacar que no primeiro trimestre deste ano, a montadora já vendeu 3.197 unidades, o que representa um crescimento de 10,7%. “Um início de ano bastante forte”, destacou o CEO BMW Group Latin America, Reiner Braun.
LEIA MAIS
+ Governo de SP cria regras para carregar carros elétricos
“É o mesmo carro EUA com pequenas adaptações, mas basicamente o mesmo desempenho de motor. É o mesmo X5 que temos em outros mercados”, respondeu o CEO BMW Group Latin America, Reiner Braun, em pergunta realizada pela reportagem. O executivo, no entanto, não entrou em detalhes a respeito de quais seriam essas adaptações.
Produção nacional
Em dezembro de 2023, o BMW Group anunciou um aumento de 10% na produção na Planta Araquari a partir de 2024, com o objetivo de alcançar 11.000 unidades produzidas a cada ano.
Além disso, a força de trabalho do BMW Group Brasil também aumentará em 5%. Mais de 50 funcionários foram contratados para apoiar o aumento da produção na planta localizada no estado de Santa Catarina.
A Planta Araquari continua firme em seu objetivo de ser mais sustentável e recentemente expandiu a área coberta de painéis fotovoltaicos localizados no prédio de montagem final. Cerca de 20% da área do telhado é coberta por painéis solares, totalizando 1.902 painéis que cobrem uma área de 9.940 m².
A energia gerada atingiu o equivalente a cerca de 650 unidades produzidas exclusivamente por energia solar, em uma produção de 11.000 veículos. Antes da última expansão, a marca tinha cerca de 300 unidades feitas com energia solar.