A BMW está convocando 12.535 modelos elétricos Mini Cooper SE cujas baterias foram produzidas de uma maneira que pode estar fora das especificações de produção padrão. De acordo com os documentos de recall, uma falha pode ocorrer na bateria ou no sistema de alta voltagem dos carros afetados. Isso pode levar a um incêndio.
Documentos arquivados na National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) mostram que falhas no sistema de bateria podem levar ao superaquecimento da bateria. Os documentos também mostram que problemas térmicos podem ocorrer mesmo quando o veículo está parado e estacionado.
A população do recall inclui modelos de 2020 a 2024, e os proprietários serão solicitados a levar seus carros a uma concessionária autorizada que instalará uma atualização de software. Não há informações se isso afetará algum modelo no Brasil.
LEIA MAIS
+ BMW lança M5 Touring híbrido; confira potência e autonomia
A atualização inclui uma função de diagnóstico que pode detectar um mau funcionamento no sistema de alta voltagem e, em seguida, descarregar a bateria abaixo do estado de carga de 30 por cento do modo de emergência da bateria.
A BMW notificou os revendedores sobre o problema em meados de agosto, com a notificação do proprietário planejada para ocorrer em 7 de outubro. Os proprietários afetados serão instruídos a agendar um horário com seu revendedor autorizado, que executará o conserto gratuitamente.