O Blazer EV será o Chevrolet mais elegante e rico em tecnologia da história no Brasil. A marca, que está perto de completar 100 anos no país em 2025, vai lançar em agosto o SUV 100% elétrico, campeão de audiência nas redes sociais e pronto para bater de frente com modelos da BMW e Audi, por exemplo.
A GM quer o andar de cima do segmento e pretende para isso fazer tudo certinho. Primeiro está terminando de nomear os concessionários dedicados, exclusivos, por enquanto, qualificando o atendimento e o pós-venda a partir das capitais. Em seguida irá expandir o plano para o interior e atender a demanda dos representantes da marca. Sem esquecer que está pronta a chegada de outro crossover, já anunciado, o Equinox EV.
A reportagem teve acesso aos modelos nos Estados Unidos, automóveis que já circulam praticamente sem camuflagem pelas ruas de São Paulo. O ingresso dos novos carros faz parte do plano de investimento de R$ 7 bilhões no país, reforça Fábio Rua, vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e ESG da General Motors América do Sul.
Rua está focado na apresentação da nova picape S10, na Expo Londrina, mas enxerga o futuro da mobilidade eletrificada como pilar indispensável da firma. “O mercado brasileiro tem a visão de que o elétrico passou a ser uma alternativa importante para a próxima compra. Nossas pesquisas mostram isso. O automóvel eletrificado como desejo do consumidor. O futuro é elétrico”.
A GM tem um desafio gigante pela frente e terá que cumprir a cartilha para explicar essa mudança tão falada nos Estados Unidos e agora com os novos produtos globais no Brasil. Fábio Rua, não comenta sobre lançamentos futuros mas já temos informações de um veículo de entrada que será uma das referências do segmento e ele é de origem chinesa. Lembre-se da SAIC-GM, principal joint venture da montadora na China.
Blazer EV
Por fora e por dentro. A arquitetura promete seduzir o candidato à compra. A rodagem começa no aro 19 e vai até o 22, como o apresentado em Milford, região de Detroit. O Blazer EV estreia a plataforma modular Ultium e vai “vender” uma autonomia na casa dos 500 quilômetros na composição de força dos elétricos com pouco mais de 560 cv.
A tela é de 17 polegadas e o cluster de 11. O veículo é de alto padrão em matéria de acabamento e volto a escrever que você nunca viu nada igual na história da Chevrolet. Sem exageros.
Em maio do ano passado, o presidente da GM, Santiago Chamorro afirmou que o plano era niciar a oferta do Blazer EV e a do Equinox EV por volta de meados do próximo do ano (este), logo após o lançamento dos veículos nos Estados Unidos. “A marca Chevrolet tem avançado muito em prestígio e admiração junto ao consumidor brasileiro porque tem uma linha de produtos altamente tecnológica e alinhada com o que disponibilizamos de melhor no mundo”, afirmou Chamorro.
Equinox EV
O crossover teve seu início de produção no começo do ano e virá em logo seguida, bem próximo do Blazer. Rumores dizem que existem chances dos lançamentos serem próximos um do outro, praticamente colados. O Equinox vai compartilhar a plataforma e muito da tecnologia do Blazer EV e promete autonomia ligeiramente menor na faixa dos 480 km.