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Audi atinge recorde de lucro operacional em ano fiscal 2022

O Grupo Audi encerrou o ano fiscal de 2022 com um resultado recorde. A receita aumentou 16,4% e atingiu o recorde de € 61,8 bilhões (R$ 344 bilhões), enquanto o lucro operacional subiu quase 40% e alcançou o recorde histórico de € 7,6 bilhões (R$ 42,3 bilhões). A margem operacional aumentou dos 10,4% do ano passado para 12,2%, e o fluxo de caixa líquido atingiu € 4,8 bilhões (R$ 26,7 bilhões), o segundo maior valor da história da empresa.

Os principais impulsionadores do forte desempenho financeiro deste ano incluíram uma gestão de crise consistente em um ano marcado por desafios globais, uma posicionamento eficiente de precificação e resultados consistentes das marcas Bentley, Lamborghini e Ducati.

No ano de 2022 também ocorreu um aumento expressivo na venda de veículos totalmente elétricos. Em 2023, a Audi lançará a maior campanha de produtos da história da empresa, começando com a futura série de modelos Q6 e-tron. Será o primeiro modelo elétrico baseado na Premium Platform Electric (PPE).

“A nossa estratégia global Vorsprung 2030 fornece as respostas certas, mesmo em tempos de múltiplas crises”, afirma Markus Duesmann, CEO da AUDI AG. “Estamos focando a Audi na sustentabilidade e avançando sistematicamente na digitalização e eletrificação de nossos produtos”, conclui.

Entregas próximas ao patamar do ano anterior
O grupo de marcas Audi, Bentley, Lamborghini e Ducati entregou em 2022 um total de 1.638.638 carros e 61.562 motos, contra 1.688.978 e 59.447 unidades, respectivamente, em 2021. Os números de vendas semelhantes ocorreram em virtude do forte desempenho na segunda metade do ano. Em 2022, a marca Audi entregou 1.614.231 aos clientes, ante 1.680.512 carros em 2021.

Crescimento gradativo e consistente em veículos elétricos
Em 2022, o Grupo Audi voltou a ter um crescimento significativo nas entregas de modelos totalmente elétricos. Com um aumento de cerca de 44% nas entregas de carros totalmente elétricos (118.196 unidades), o grupo avança em sua estratégia de eletrificação. A maior demanda por veículos elétricos refletiu na alta da parcela de veículos totalmente elétricos entregues, que aumentou de 4,8% em 2021 para 7,2% no ano passado. 

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