A Hyundai tem se destacado no mercado de veículos elétricos com o Ioniq 5, que está “roubando” uma quantidade significativa de clientes de outras marcas. De acordo com dados da S&P Global Mobility, que analisaram as tendências de veículos elétricos entre janeiro e outubro de 2024, mais de 74% das vendas do Ioniq 5 vieram de compradores que estavam mudando de outras montadoras.
Isso coloca o modelo com uma taxa de conquista 22 pontos percentuais superior à média de outros carros da Hyundai, demonstrando o impacto positivo do modelo na marca coreana.
LEIA MAIS
+ Primeiros carros da Omoda & Jaecoo estão em direção ao Brasil
O Cadillac Lyriq também tem mostrado um desempenho notável nesse aspecto. Aproximadamente 73% dos compradores do Lyriq vieram de marcas concorrentes, um número que supera em 16 pontos percentuais a média da Cadillac, o que reforça o apelo do SUV elétrico da GM no mercado.
Por outro lado, nem todos os modelos elétricos estão apresentando taxas de conquista tão expressivas. O Ford Mustang Mach-E e o Ford F-150 Lightning, apesar de a Ford ter uma taxa de conquista geral baixa (menos de 37%), conseguem superar a média da marca, com um desempenho 21 pontos percentuais acima.
Isso sugere que, embora a Ford ainda tenha um longo caminho pela frente, alguns de seus modelos elétricos estão sendo bem recebidos por clientes de marcas rivais.
No entanto, alguns modelos de veículos elétricos não conseguem superar a taxa de conquista de seus equivalentes movidos a combustão interna.
O Porsche Taycan, por exemplo, conquistou 61,2% dos compradores de outras marcas, mas esse número é apenas 0,3 pontos percentuais superior à média da Porsche, o que indica que, embora o Taycan seja popular, ele não está gerando um grande número de novos clientes para a marca.
O Toyota bZ4X, por sua vez, apresentou um desempenho abaixo do esperado. Apenas 33,5% de seus compradores eram novos para a Toyota, o que representa uma diferença de 7 pontos percentuais a menos em comparação com a taxa média de conquista da marca de 40,5%.
O modelo, assim como o Subaru Solterra, seu irmão gêmeo, tem mostrado desempenho inferior em termos de potência e alcance em comparação com outros veículos elétricos, como o Ioniq 5, o que pode ter contribuído para esse baixo índice de conquista.