O Xiaomi SU7 Max, sedã esportivo elétrico de alto desempenho, tem sido alvo de atenção após uma série de falhas no sistema de frenagem em pistas de corrida, resultando em dois acidentes em eventos recentes. Os vídeos que documentam esses incidentes têm circulado amplamente, levantando questionamentos sobre a adequação do veículo para condições extremas, como o uso em circuitos de corrida.
Em abril, o influenciador chinês Tang Zhu Liao Che registrou um acidente durante uma sessão no circuito de Xangai Tianma. O vídeo mostra o motorista tentando contornar uma curva à esquerda quando o veículo não responde adequadamente à direção, indo para fora da pista e colidindo com a barreira.
O acidente ocorreu após o SU7 Max ter completado várias voltas rápidas no circuito, e o influenciador documentou o desgaste excessivo das pastilhas de freio, que eram significativamente menores do que o esperado para um carro de alto desempenho. O vídeo de Tang acumulou milhões de visualizações, gerando ainda mais atenção para o caso.
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Em junho, um segundo incidente semelhante foi registrado por outro influenciador. Neste caso, o motorista perdeu o controle ao tentar realizar uma manobra na pista, levando o carro a bater contra a parede.
Embora o impacto tenha sido grave, os airbags não foram acionados, e o banco do motorista se danificou de forma significativa, o que gerou ainda mais preocupações sobre a segurança do modelo. A Xiaomi, fabricante do SU7 Max, não se pronunciou sobre o incidente específico, mas reafirmou que o carro não foi projetado para uso em circuitos de corrida.
O Xiaomi SU7 Max é equipado com pastilhas de freio menores do que as encontradas em muitos veículos de alto desempenho, como o Honda CR-V, que apesar de ser um SUV de segmento mais convencional, possui pastilhas de freio de tamanho maior.
O SU7 Max utiliza pastilhas de freio orgânicas não-amianto (NAO, na sigla em inglês), um material comum em carros voltados para o uso diário, onde o foco é um equilíbrio entre desempenho e conforto, com menor ruído de frenagem. No entanto, esses componentes não são ideais para as exigências extremas de uma pista de corrida, onde as forças de frenagem são muito mais intensas e podem gerar temperaturas muito altas, o que causa um desgaste acelerado.
De acordo com especialistas, as pastilhas de freio menores e o uso de materiais como o ‘NAO’ podem ser adequados para a condução em vias públicas, mas falham em suportar o tipo de estresse exigido em circuitos de alta performance. Para situações em que o veículo precisa desacelerar rapidamente em altas velocidades repetidamente, como em uma pista de corrida, o SU7 Max parece ter limitações que comprometem a segurança.
A Resposta da Xiaomi
Em resposta aos incidentes, a Xiaomi emitiu uma declaração, destacando que o SU7 Max é um modelo de luxo e alto desempenho voltado para uso nas estradas e não deve ser usado em condições extremas, como circuitos de corrida profissionais. A empresa reforçou que os freios do modelo foram projetados para o uso diário, atendendo às necessidades de condução em vias públicas e priorizando o equilíbrio entre ruído e desempenho.
A Xiaomi também explicou que, devido à alta velocidade, acúmulo de energia cinética e o desgaste rápido dos componentes sob altas temperaturas, o desempenho dos freios em pistas de corrida não pode ser comparado ao desempenho em condições normais de condução.
Desempenho
O SU7 Max é um veículo com especificações impressionantes para um carro elétrico, produzindo 663 cv (495 kW) e alcançando de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos. Seu alcance de até 800 km com uma única carga é outro destaque.
No entanto, o carro de alto desempenho parece ter dificuldades em lidar com a frenagem em ambientes de corrida, o que limita sua utilidade para entusiastas que pretendem utilizá-lo em eventos de velocidade.