Publicidade

Risco: mais de 50% dos motociclistas não têm CNH no Brasil

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento obrigatório para poder pilotar. No entanto, uma pesquisa do (Senatran) revelou que existem 34,2 milhões de proprietários de motocicletas no Brasil. O dado chocando é que mais da metade (53,8%) não têm CNH no Brasil.

São 17,5 milhões de motociclistas inaptos a circularem pelas ruas. O levantamento do Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) foi feito com base nos dados no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

A pesquisa ainda mostra que cerca de 80% das motocicletas, motonetas e ciclomotores presentes no sistema pertencem a condutores do sexo masculino, evidenciando que os homens são os principais usuários desse tipo de veículo.

Apesar disso, a presença das mulheres vem aumentando. Há 20 anos atrás, em 2004, elas representavam 17,8%. Hoje, o dado já mostra que são 28,4%.

LEIA MAIS
+ Porque o corta pipa é essencial para segurança dos motociclistas

Infrações
A multa por “Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança ou vestuário de acordo com as normas e as especificações aprovadas pelo Contran” é a mais comum entre os motociclistas, representando quase 43% dos registros.

Em seguida, “Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor com a utilização de capacete de segurança sem viseira ou óculos de proteção ou com viseira ou óculos de proteção em desacordo com a regulamentação do Contran” fica em segundo lugar no número de infrações (26%).

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade