A BMW planeja lançar seu primeiro carro elétrico com célula de combustível de hidrogênio em 2028, marcando um avanço na oferta de veículos sustentáveis. Esse modelo vai ampliar o leque de opções elétricas da marca, que já oferece modelos a bateria, híbridos plug-in e motores de combustão. Para desenvolver essa nova tecnologia, a montadora alemã está unindo forças com a Toyota, com quem mantém uma parceria de mais de uma década.
A ideia é trazer para as ruas uma nova geração de carros movidos a hidrogênio, uma alternativa ao uso de baterias elétricas. O presidente da BMW, Oliver Zipse, destacou o caráter inovador dessa colaboração.
“Esse será o primeiro veículo com célula de combustível produzido em larga escala por uma marca premium global. Movido a hidrogênio, ele vai mostrar como o avanço tecnológico está moldando o futuro da mobilidade”, destacou.
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A Toyota também está empolgada com a parceria. Koji Sato, presidente da montadora japonesa, disse que a colaboração com a BMW entrou em uma nova fase: “Acreditamos na abertura tecnológica e em múltiplos caminhos para alcançar a neutralidade de carbono. Vamos aprofundar nossos esforços para desenvolver sistemas de célula de combustível de próxima geração e promover a infraestrutura necessária para o uso do hidrogênio”.
O sistema de propulsão será utilizado em modelos tanto da BMW quanto da Toyota, mantendo as características individuais de cada marca. Além disso, as duas empresas estão investindo na criação de uma rede de reabastecimento de hidrogênio, essencial para garantir a viabilidade dessa tecnologia no mercado.
Após testar com sucesso o BMW iX5 Hydrogen, a montadora alemã se prepara para a produção em série de veículos movidos a hidrogênio a partir de 2028. Esses modelos serão integrados ao portfólio atual da marca, oferecendo uma opção adicional de mobilidade elétrica.
O hidrogênio é visto como uma peça-chave na transição para uma mobilidade mais limpa. Além de ser uma solução para armazenar energia renovável, ele complementa o uso de baterias elétricas em cenários onde elas não são a opção mais eficiente. A BMW e a Toyota estão, assim, pavimentando o caminho para uma nova era de veículos elétricos com emissões zero.