ARAQUARI (SC) – Já imaginou visitar a fábrica da BMW e conhecer de perto como funciona todo o processo para a montagem dos carros de luxo alemães? Isso agora será possível. É que a BMW está lançando um programa de visita à fábrica em Araquari, Santa Catarina. Lá os visitantes vão ver de perto como acontece os pontos de solda, a pintura de um BMW, ver a montagem dos bancos e do cockpit. E tem um bônus. Os participantes vão poder andar de carona em uma BMW recém-saída do forno.
Para participar da visita à fábrica, os interessados já podem acessar o site e fazer as reservas. O custo é de R$ 190 por pessoa, que inclui um passeio pela planta de Araquari. O tour leva em média três horas e pode ser feito por qualquer pessoa acima dos 10 anos de idade.
O programa “Por Dentro do BMW Group Brasil” já está com ingressos disponíveis para venda, mas os passeios somente iniciam, de fato, para o público geral, em 1º de outubro deste ano. Os ingressos também podem ser adquiridos na sede da Serra Verde Express (Av. Presidente Affonso Camargo, 330) em Curitiba ou pelo telefone (41) 3888 3488, mediante disponibilidade.
A visita é um tour guiado voltado ao entretenimento, fugindo mais das especificações técnicas com linguagem simples. A abertura da fábrica acontece em parceria com a Serra Verde Express. “Para a Serra Verde Express, é uma honra ter sido a empresa escolhida para operacionalizar esse programa do BMW Group”, comenta o diretor da Serra Verde Express, Adonai Filho.
Ainda segundo o diretor, é possível personalizar a ida à fábrica, com pacotes mais exclusivos. A exemplo, chegar na planta da BMW, em Araquari, de helicóptero e ter um passeio guiado de forma exclusiva. Claro, o preço também será diferente para uma modalidade assim. Os passeios acontecem de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 14h. Serão grupos de até 12 pessoas e, os passeios acontecem duas vezes por dia.
A planta da BMW no sul do país tem 1,5 milhão de metros quadrados. A infraestrutura local abriga processos de pintura, carroceria, soldagem, montagem, qualidade e logística, como também laboratórios, prédios administrativos e auxiliares.
Nesta planta, são fabricados para o mercado brasileiro os modelos BMW Série 3, X1, X3 e X4. Com processos de qualidade extremamente rígidos, a fábrica tem capacidade para produzir até 32 mil veículos ao ano. Atualmente, a fábrica funciona com 10 mil unidades ao ano.
Sustentabilidade
A planta de Araquari também é envolvida com sustentabilidade. Sobre a fábrica, 1.082 painéis solares ajudam a montadora na geração de energia limpa. Porém, a quantidade ainda representa cerca de 5% do que é gasto na fábrica.
Ainda este ano um novo investimento vai ampliar mais 4% ou 5% de capacidade de geração, com a adição de novos painéis solares. A meta, segundo a BMW, é chegar até 2030 com pelo menos de 25% de geração solar. Até o momento, desde o início das instalações, a fábrica investiu R$ 1,7 milhão com os painéis fotovoltaicos.
Confira abaixo os modelos fabricados na planta da BMW de Araquari, em Santa Catarina:
BMW X1
Modelo mais produzido na fábrica do BMW Group em Araquari (SC), o novo BMW X1 traz sob o capô um motor de quatro cilindros em linha, de 1.998 cm³, flex e com a tecnologia BMW TwinPower Turbo, que rende 192cv (a 5.000 rpm) e 280Nm de torque (a 1.250 rpm).
Recheado de equipamentos em todas as versões, o novo BMW X1 tem itens como faróis com tecnologia LED, Parking Assistant com câmeras de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado automático digital, bancos esportivos do motorista e passageiro com ajustes elétricos, rodas de 19 polegadas com design mais agressivo, volante M Sport com empunhadura esportiva, sistema de som da renomada Harman Kardon de 12 alto-falantes com amplificador de 360W na versão M Sport Plus, Head-up Display e o BMW ConnectedDrive.
A nova geração do modelo, prevista para chegar em 2023, também será produzida nacionalmente. Uma das novidades é a cor York Green que vai dar novo tom ao SUV da marca alemã.
BMW 320i
O BMW Série 3, um dos representantes do Puro Prazer de Dirigir, traz tração traseira, câmbio automático de oito marchas, motor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros (1.998 cm³), quatro cilindros em linha, 184 cavalos de potência entre 5.000 e 6.500 rpm e torque de 300Nm.
No quesito tecnologia, o Série 3 destaca-se com BMW Live Cockpit Professional, que oferece ao usuário informações e monitoramento da condução por intermédio de duas telas, sendo o display digital de 12,3” e o iDrive de 10,25”, além de interfaces disponíveis para operação por meio de controle de voz. Os novos BMW Série 3, anunciados recentemente, começarão a ser produzidos em breve na planta de Araquari.
BMW X3 e BMW X4
Produzido em todas as suas versões a combustão no Brasil, os BMW X3 e BMW X4, são os carros mais modernos, tecnológicos e potentes produzido em solo nacional. Recheados de equipamentos e tecnologia, os modelos são equipados com o BMW Live Cockpit Professional. Duas telas, de 12,3 polegadas de alta resolução, exibem as informações do veículo e do sistema de entretenimento – sendo esta última sensível ao toque e compatível com Apple Car Play e Android Auto.
Há ainda sistemas como o Driving Assistant, Parking Assistant Plus e Surround View, o BMW Gesture Control, BMW Head-up e sistema de som premium da renomada Harman Kardon com 16 alto-falantes e 464W de potência. Mas a cereja do bolo é a versão M40i, equipadas com motor BMW M de seis cilindros em linha, 2.998cm³, TwinPower Turbo, que rende 387cv de potência (entre 5.800 e 6.500rpm) e 500Nm de torque máximo (entre 1.900 e 5.000rpm). Além de serem os mais potentes, os novos modelos são, também, os carros mais rápidos produzidos no Brasil. Aceleram de 0 a 100km/h em 4,5s, e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250km/h. A transmissão é automática de oito marchas, com aletas atrás do volante para trocas manuais. A tração integral por demanda.