A Kia anunciou o lançamento do novo Stonic híbrido para o Brasil. O modelo é o primeiro SUV compacto com a motorização da montadora no mercado nacional. Além disso, a novidade também é a primeira alinhada com o novo posicionamento de marca da sul-coreana.
LEIA MAIS
+ KIA STONIC CHEGA EM NOVEMBRO COM MOTOR HÍBRIDO TURBO E VAI CUSTAR R$ 149,9 MIL
O destaque fica por conta do conjunto mecânico da versão única que possui um propulsor Kappa de três cilindros, turbo GDI, 1.0, movido a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V Smartstream, capaz de desenvolver até 120 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque.
O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 12 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana aumentando a economia.
Todo o sistema híbrido do Stonic entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.
O motor à combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos e o torque máximo de 17.1 kgfm. Com o auxílio do motor elétrico, do mild hybrid, a potência combinada vai a 120 cv e torque combinado de 20,4 kgfm.
O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Stonic – segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 13,3 km/l na cidade e de 13,2 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.