Los Angeles – Entre os ferozes esportivos e furiosos muscle cars no Salão de Los Angeles, modelos híbridos e elétricos roubam a cena dos descolados na agradável exposição. O auto show abre as portas para o público no Convention Center, que fica em Downtown, e mostra que o foco do maior mercado norte-americano representado pela Califórnia está mudando e muito rápido porque antes da venda eles cuidaram da infraestrutura. Das estações de carregamento.
LEIA MAIS
+ Salão de Los Angeles apresenta diversas novidades, inclusive para o Brasil
Praticamente todas as marcas assumiram o plano de eletrificação de pelo menos um novo modelo desfilando no evento. A Ford rouba a cena da festa com o Mustang Mach-e. O SUV no modelo GT, de design irretocável e proposta esportiva descolada dispensa o posto de combustível e avança no mundo da energia. Já falamos dele aqui.
A marca também colocou no espaço o Explorer híbrido e o crossover Escape, praticamente confirmado pelo presidente, Lyle Watters. No Brasil, o veículo será a próxima investida entre os SUVs de luxo depois do Territory, claro.
Na FCA, luzes para a picape Gladiator, da Jeep, e olho no Dodge Challenger na edição de aniversário de 50 anos. Vejo o complemento da família por aqui mas entendo que os ítalos-americanos são os mais “atrasados” nessa exposição eletrificada.
Ao mesmo tempo que a Alfa Romeo coloca na prateleira o híbrido Tonale, SUV praticamente pronto e derivado da plataforma global do Renegade e deve chegar ao mundo no ano que vem.
Seguimos com a General Motors que tem o esportivo mais bonito do evento. A GM colocou o carro na frente dos bois com o Corvette C8 (absolutamente incrível) e a Blazer – irmã turbinada do Tracker, que irá para o mercado brasileiro. Eles podem fazer isso. Porque não vamos falar de Silverado e nem dos seus concorrentes RAM e F150? Terreno marcado pelos SUVs? Sim, afinal não poderia ser diferente nos Estados Unidos da América.
Flores para os alemães
Com certeza. Não perderia de ver o RSQ8 por nada. Seu V8 turbo de 599 cv inspira a Audi que descola o E-Tron coupé e a perua RS6 venenosa em seu dark blue. Que cor!
A Porsche assume as fichas no Taycan 4S e a BMW entre em campo com o Série 2 Grand Coupé e do lado da Mini, o vitaminado GP que gera 306 cv. Compacto quase de competição. Na Mercedes-Benz justos aplausos em torno do AMG coupé de quatro portas.
Os Sul coreanos e japoneses conquistaram espaço? E como! Praticamente estão em todas as esquinas de LA. No salão, a Hyundai está com o conceitual e crossover Vision. A Honda provoca o segmento com o CR-V híbrido e nada mais.
Toyota e Subaru dão um show na entrega dos produtos, sendo o Supra sua principal aposta e o WRX STi do outro lado da performance. Veja também que a Toyota já tem o Prius, Corolla e RAV4 híbridos.
Na Acura, o NSX e na Lexus, além do conceito elétrico LC30, exibido no começo do mês no Tóquio Motor Show, o LC conversível. Um senhor cabriolet.