Publicidade

2019 foi recheado de novidades. Confira os principais lançamentos

O ano de 2019 está chegando ao fim, e consequentemente entramos naquela época de olhar para o retrovisor e relembrar tudo o que aconteceu no mundo automotivo e quais foram os grandes destaques do mercado nacional.

LEIA MAIS

+ Confira quais os carros mais vendidos por segmento em novembro

Líderes de cara nova

Dentre os carros populares, algumas mudanças chamaram bastante atenção. Um dos maiores destaques foi a nova geração do Chevrolet Onix, que teve seu design totalmente atualizado e ainda ganhou dois novos membros na família: o Onix Plus, o modelo sedã que substituiu o Prisma; e posteriormente foi anunciado o Onix Premier, uma nova versão premium do modelo hatch. De cara nova, o compacto da GM se aproxima com bastante folga de seu quinto ano consecutivo como carro mais vendido do país e apesar de ter chegado mais tarde, o Onix Plus já marca presença no top 5 mensal. Apesar do sucesso, o novo sedã mais popular do mercado teve sua reputação comprometida por problemas técnicos em sua fabricação. O primeiro problema, que resultou em recall, foi um vazamento de óleo em partes quentes do motor, que em casos extremos, fez o veículo literalmente explodir. O segundo também é um vazamento, desta vez do próprio combustível, até agora um recall não foi realizado.

Outro popular que também recebeu uma atualização foi a família do Hyundai HB20, que também teve seu design remodelado, tanto por fora quanto por dentro, e recebeu novos acessórios. Mas as novidades foram ofuscadas pelo polêmico visual da versão hatch, que dividiu opiniões por todo o Brasil e foi o maior destaque da nova geração. Apesar da controvérsia, o HB20 segue firme entre os 10 mais vendidos do Brasil.

Elétricos em ascensão

Já não é novidade de que, em um futuro próximo, os carros elétricos serão responsáveis pela extinção dos motores a combustão, mas o crescimento da popularidade desses veículos em território nacional não é dos mais animadores. Porém, em 2019, o consumidor brasileiro recebeu mais opções de carros elétricos e híbridos, entre as novidades está o Nissan Leaf, que já chegou conquistando os especialistas e levou para casa o prêmio de Carro Verde do Ano pela revista Autoesporte, que é entregue aos modelos mais sustentáveis do mercado automotivo.

Já o JAC iE40 atraiu muita atenção em seu lançamento por conta de seu preço, que lhe rendeu o título de carro elétrico mais barato do país. Mas após um ajuste, o chinês teve de ceder o título para o Renault Zoe, que passou a ser vendido em concessionárias de São Paulo e Curitiba. Outra grande novidade foi o Chevrolet Bolt, que de acordo com a fabricante, possui uma autonomia de 380 quilômetros e pode ser recarregada em carregadores rápidos, onde é possível reaver 80% da energia em uma hora. Entre os carros híbridos, o grande destaque foi o novo Toyota Corolla, que recebeu uma versão equipada de um conjunto híbrido com 101 cv do motor a combustão e 72 cv do propulsor elétrico.

SUVs

A popularidade dos grandalhões não para de crescer no território nacional, segundo dados da Fenabrave, o segmento representou cerca de 26% das vendas nacionais. Esse ano marcou a chegada do novo Volkswagen T-Cross, que rapidamente se tornou um dos mais populares da categoria, mas não foi capaz de bater o Jeep Renegade, que foi o SUV mais vendido do ano.

Sedãs

O Corolla sempre foi uma das maiores referências do segmento sedã, e em 2019 não foi diferente. O carro mais vendido do mundo recebeu uma nova versão com conjunto híbrido além de ser o grande líder de vendas do seu segmento no Brasil, e para fechar o currículo, o Corolla ainda levou para casa o prêmio de Melhor Carro do Ano pela revista Autoesporte.

Os melhores da década

Os anos 2010’s trouxeram mudanças relevantes para o comércio automobilístico do Brasil. Após 27 anos de liderança, o Volkswagen Gol deixou de ser o carro mais vendido, o Fiat Uno saiu do pódio depois de quatro medalhas de prata seguidas, e a sul-coreana Hyundai conseguiu encontrar seu espaço com o HB20. Além disso, o Ford Ka trouxe a fabricante estadunidense para o “Top 3” entre os mais vendidos do país. Para visualizar melhor o cenário, voltaremos a 2010. O Gol completava seu 24º ano consecutivo no topo da lista dos mais vendidos, acompanhado do Uno, em segundo, e do Celta, da Chevrolet, em terceiro, de acordo com a Fenabrave. O quadro se repetiu em 2011, inclusive nas posições.

O ano de 2012 marcou o retorno do que viria “roubar” o protagonismo do queridinho da Volkswagen. Desta vez em terceiro lugar, o Fiat Palio voltava para disputa de nº 1 do Brasil. Além da volta do Palio, 2012 não trouxe nenhuma grande novidade, Gol e Uno se mantiveram na primeira e segunda posição, respectivamente.

Atípico é a definição perfeita para o ano de 2014. O Gol, modelo mais vendido no país desde 1987, perdeu sua posição para o Palio, que saltou do terceiro diretamente para o primeiro lugar. A disputa foi acirrada e apenas 381 carros de diferença garantiram a liderança do hatch da Fiat.

Após o fim da dinastia Gol, o Palio não conseguiu emplacar a sua. Em 2015 o automóvel da Fiat não manteve o bicampeonato e perdeu sua posição para o Onix, contentando-se com a medalha de prata. No mesmo ano o Hyundai HB20 apareceu pela primeira vez no pódio, ocupando o terceiro lugar em número de vendas.

O Onix tem conseguido se manter estável desde então, e não só ele. De 2016 para cá, os mesmos nomes vêm se repetindo entre os mais vendidos.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade