Publicidade

Volvo XC90 mantém a pegada híbrida e recebe leves retoques

O XC90, que roda praticamente igual há cerca de uma década, já foi considerado um dos SUVs, tamanho família, mais elegantes do mundo. E seria justo afirmar que o grandão de 4,960 metros com esse novo facelift de meia vida é um dos melhores híbridos do segmento. São sete assentos, acabamento refinado, força de carro esportivo, os motores (2.0 turbo mais o elétrico com bateria de 18,8 KWh) combinam 462 cv e 72 quilos de torque.

Tudo isso somado à decisão da sueca Volvo de se manter no segmento híbrido plug in pelo mundo. O importado faz 0 a 100 km em 5,2 segundos, é inspiração para o EX90, elétrico que também chegará em breve ao Brasil. E cativa pela entrega.

LEIA MAIS
+ Zeekr marca presença no Motorshow 2024: tecnologia e design chamam atenção

O carro 2025/26 por dentro é uma combinação de bem-estar e arquitetura relaxante com elementos curvos, claros, de tons calmantes e um sistema de som associado ao novo multimídia de fazer qualquer apaixonado por música, como eu, a ficar convencido de que a simulação feita pelo app da B&W (Bowers & Wilkins). Fiz isso por um bom tempo durante o nosso teste entre a Dinamarca e a Suécia.

A empresa britânica de alto-falantes e headphones, fundada em 1966 por John Bowers e Roy Wilkins, é um escândalo! O XC90 poderá ser o seu novo lugar para ouvir músicas com mais frequência. Simples assim. Mas tenha dinheiro para isso. O preço ainda não definido para o Brasil e segundo o presidente Marcelo Godoy, que fala de eletrificação e educação para os setores dos híbridos e elétricos, irá surpreender.

De volta aos elementos da cabine, a nova tela, sensível ao toque, acompanha o tamanho de 11,2 polegadas do EX30 e do EX90. Todos alinhados faltando o EX40 e o XC60 passarem pelo retoque. O multimídia é mais fácil, segue o padrão do único toque no display que perdeu aquele botão “facilidade” visto na maioria dos atuais modelos vendidos no Brasil. O desenho da peça e a maneira como posicionaram a tela, sem trocar o painel, não ficou parecendo uma emenda. A bancada (com três memórias para o motorista) é de pleno conforto e ergonomia. Os assentos traseiros são individuais.

Retoques externos? Sim. Nova grade (mais juvenil), para-choque, conjunto de faróis que reestilizam o símbolo do martelo de Thor, jogo de rodas que começa no aro 19 mas no 22 vai muito bem e basicamente isso. A suspensão, dianteira de braços sobrepostos, tem molas pneumáticas e na traseira, multibraço independente. Altura do solo é de 212 mm.

Ainda assim a engenharia disse que calibrou para melhor. Diz a apresentação técnica. Na prática, com as mãos ao volante e longe de alcançar a casa dos 200 Km/h é imperceptível em alta velocidade ou diante dos buracos que enfrentamos em ruas menos pavimentadas. O freio à discos ventilados param como uma cola do tipo “super bond”.

Na versão inicial, o SUV conta com um sistema que se adapta automaticamente às condições da estrada, visando um equilíbrio entre estabilidade e conforto. Como o XC90 faz curvas deliciosas. A topo de linha, com suspensão a ar, oferece ainda mais flexibilidade, podendo ajustar a altura do veículo em até 40 mm, dependendo da necessidade. Dirigindo você entende a suavidade entre pneus, suspensão e cabine. Difícil é encontrar “espaço” para a oitava marcha se você busca mais o lado esporte.

O cluster atrás do volante é digital e customizado quando você muda o modo de condução e aposta na pegada esportiva. Comandos no console central facilitam sua vida para tudo nesse 4X4 que tem pomo da alavanca da marcha de cristal. A chave não mudou e cabe um acabamento personalizado na loja.

A Volvo produz o XC em Torslanda, na Suécia, e a chegada ao mercado brasileiro está programada para o primeiro trimestre de 2025. O híbrido de sete lugares continua a ser uma das opções mais seguras nas estradas, com dupla zona de conforto. Para quem dirige e para os passageiros que vão de carona. A estrutura do carro passa segurança com bom espaço à bordo. São 2,984 metros de entre eixos.

Segurança

Proteção também para os pedestres com leitura de tudo do lado de fora. Os sensores trabalham como aliados do ADAs assim como a proposta de não tirar os olhos do pára-brisas para obter informações que você vai ler no head up display. Tem gente que gosta e liga o tempo todo o ACC e fica só de olho nos carros e na leitura autônoma das faixas. Eu gosto mesmo é de dirigir.

E tem mais. Lembram do coice que era aquele susto da frenagem de emergência, parada (que às vezes assusta) está mais suave. E saiba que está no pacote proteção uma nuvem de bolsas infláveis frontais, laterais e cortina dessa marca que está perto de fazer 100 anos (14 de abril de 1927).

E lembro da história quando a marca sueca de Gotemburgo disponibilizou para o mundo algumas inovações como a de 1959 quando criou o cinto de segurança de três pontos, hoje item obrigatório em todos os carros. A Volvo renunciou aos direitos de patente para que todos pudessem se beneficiar dessa inovação, que, estima-se, já salvou mais de 1 milhão de vidas.

Na híbrida plug-in, o Volvo XC90 mantém a capacidade de rodar como um veículo totalmente elétrico, com uma autonomia de até 60 km em modo 100% elétrico, de acordo com os dados fornecidos pelo Inmetro seria um pouco menos. Este desempenho permite que uma parte significativa das viagens diárias seja realizada sem emissões diretas de poluentes. A autonomia total vai por volta dos 550 km. O tanque de gasolina comporta 71 litros. Além disso, o modelo é equipado com tração integral, não esqueça. O porta-malas vai de 314 litros a 1870 l.

Atualmente o SUV de luxo em suas unidades é vendido entre R$ 620 mil e R$ 680 mil no varejo.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade