Publicidade

Volvo inicia produção do SUV elétrico EX30 na Europa

A Volvo Cars iniciou oficialmente a produção do EX30, seu SUV compacto totalmente elétrico, na fábrica de Ghent, na Bélgica. O modelo passa a ser montado na Europa após ter sido lançado no final de 2023 e se consolidado como um dos veículos elétricos mais vendidos do continente em 2024.

A decisão de ampliar a produção do EX30 para o mercado europeu foi tomada ainda no segundo semestre de 2023. A expectativa da empresa é atender melhor à demanda local e diversificar a capacidade de produção global. Até o fim do ano, o modelo EX30 Cross Country também será produzido na mesma unidade.

Com a adição do EX30 à linha de montagem, a fábrica belga gerou aproximadamente 350 novos postos de trabalho, elevando o número total de empregados da unidade para cerca de 6.600 pessoas.

LEIA MAIS
+ Rota Premium inaugura novo showroom da Volvo em Pernambuco

Segundo Francesca Gamboni, diretora de manufatura e cadeia de suprimentos da Volvo Cars, a produção local do EX30 é parte da estratégia de fabricar os veículos próximos aos principais mercados consumidores. A executiva destacou ainda que a estrutura global flexível da marca contribui para uma resposta mais ágil às demandas de mercado.

Para viabilizar a produção do EX30, a Volvo investiu cerca de 200 milhões de euros na planta de Ghent nos últimos anos. As atualizações incluem uma nova plataforma veicular, a instalação de quase 600 robôs novos ou reformados, ampliação da área de montagem de baterias, uma nova linha de produção de portas e uma linha específica para montagem dos packs de baterias.

A ampliação da produção do EX30 na Europa está alinhada com a agenda da União Europeia de incentivar a eletrificação da mobilidade e promover inovação e geração de empregos no setor industrial. Somando as fábricas de Ghent (Bélgica) e Torslanda (Suécia), a Volvo agora produz 10 modelos elétricos e híbridos no continente.

O diretor da planta de Ghent, Stefan Fesser, afirmou que o processo de industrialização do novo modelo foi concluído em tempo recorde, com redução de 50% no prazo normalmente necessário para este tipo de implementação. Segundo ele, o resultado foi possível graças ao trabalho conjunto das equipes da unidade.

Inaugurada em 1965, a fábrica de Ghent é a única instalação automotiva com produção completa ainda em operação na Bélgica. Localizada na região portuária da cidade, a unidade também fabrica os modelos elétricos EX40 e EC40, além dos híbridos XC40 e V60. Em 2024, a planta produziu pouco mais de 186 mil veículos.

Com a entrada do EX30 em sua linha de produção europeia, a Volvo reforça sua estratégia de eletrificação e amplia a presença de modelos elétricos em diferentes regiões do mundo.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade