Publicidade

Volvo deve ampliar produção nos EUA e focar nos híbridos

A Volvo anunciou planos para expandir a produção de veículos nos Estados Unidos, com foco em modelos híbridos. A medida é parte da estratégia da montadora de fortalecer sua presença local diante de barreiras comerciais, como as tarifas impostas sobre importações.

Atualmente, o EX90, SUV totalmente elétrico, é o único modelo da marca produzido em solo americano, na fábrica da Carolina do Sul. No entanto, a Volvo pretende aumentar o uso dessa planta industrial, passando a montar também modelos com motorizações híbridas, leves e plug-in.

O presidente da empresa, Hakan Samuelsson, que assumiu o cargo em 1º de abril, afirmou que o próximo modelo a ser produzido nos EUA deverá ser um SUV, como o XC60 ou o XC90. “Um vagão ou um sedã não é muito provável. Os best-sellers nos EUA geralmente são SUVs”, declarou em entrevista à Auto News.

LEIA MAIS
+ H9, novo GWM, chega em agosto ao preço de 360 mil

A decisão ocorre em um contexto de crescente regionalização da produção, impulsionada por tarifas criadas durante o governo Trump. Segundo a montadora, quase 90% dos veículos vendidos pela Volvo nos EUA são importados da Europa, o que gera impactos nos custos.

Além da mudança na produção, a Volvo também deve ajustar sua linha de produtos no mercado norte-americano. A empresa planeja encerrar as vendas do sedã S90 nos EUA em 2026, devido ao fato de ele ser fabricado na China e, portanto, estar sujeito a taxas de importação mais elevadas.

Enquanto define qual será o próximo modelo a ser montado localmente, a Volvo pretende intensificar os esforços de venda do EX90, atualmente produzido na Carolina do Sul.

Samuelsson deve visitar o país nas próximas semanas para se reunir com concessionárias e avaliar qual produto melhor se encaixa na nova fase industrial da marca nos Estados Unidos.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade