A Volkswagen Caminhões traz uma novidade importante para o mercado brasileiro. Trata-se do primeiro caminhão elétrico produzido por aqui, o e-Delivery. Ele é movido a energia limpa e passa a ser oferecido com um serviço inédito de consultoria e serviços.
LEIA MAIS
+ Volkswagen aumenta o preço dos seus veículos no Brasil
O modelo foi totalmente desenvolvido, testado e fabricado no Brasil e tem capacidade de carga em peso bruto total de 11 e 14 toneladas. O novo e-Delivery é fruto de um investimento de R$ 150 milhões e foi testado em mais de 400 mil km de estrada.
“O futuro chegou. Mais do que vender produtos ou soluções em serviços, nosso propósito é unir o transporte de pessoas e bens ao uso de energias cada vez mais renováveis e limpas. É o que temos feito ao longo da nossa história de 40 anos, pesquisando diferentes matrizes energéticas, respeitando o meio ambiente e construindo um legado para a sociedade. E que agora culmina na chegada do e-Delivery”, comemora Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora.
Junto com o caminhão, também foi apresentada a nova ação e-Consórcio. Uma parceria com algumas das maiores empresas de eletromobilidade do mundo assegura para o cliente do e-Delivery desde a montagem até a infraestrutura comodidade e eficiência.
“Além do acordo já firmado com a Ambev, acabamos de fechar os primeiros negócios com outras grandes empresas no país. Coca-Cola FEMSA Brasil e JBS são as primeiras a adquirir os modelos elétricos Volkswagen em pleno lançamento comercial”, reforça Cortes.
O modelo 4×2 está equipado com um motor que entrega 300kW com torque máximo de 2.150 Nm desde a rotação zero. Equipado com suspensão pneumática de série, conta com seis módulos de bateria ou, opcionalmente, três módulos, de acordo com a autonomia necessária à operação. Tem peso bruto total de 10.700 kg e sua capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, chega a 6.320 kg.
A configuração 4×2 também é bastante versátil em suas aplicações e pode receber seis ou três módulos de bateria conforme o desejo do cliente. Tem peso bruto total de 14.300 kg e sua capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, chega a 9.055 kg, a maior de sua categoria em elétricos do Brasil.