Publicidade

Volkswagen Tera atinge 60 mil unidades produzidas

Publicidade

A Volkswagen alcançou um novo marco industrial no país com o Tera. O SUV, desenvolvido e produzido no Brasil, chegou a 60 mil unidades fabricadas na planta de Taubaté (SP) desde o início da produção, em 2 de abril. O modelo também se tornou um dos principais responsáveis pela expansão da capacidade produtiva e logística da unidade.

O desempenho comercial do Tera tem sido expressivo. Em outubro, o modelo foi o carro de passeio mais vendido do país, poucos meses após estrear nas concessionárias. Em setembro e outubro, também ocupou a liderança entre os SUVs. Assim que as vendas começaram, em 5 de junho, o veículo registrou mais de 12 mil pedidos nos primeiros 50 minutos, segundo a empresa.

LEIA MAIS
+ Ram confirma exibição da nova Dakota no Salão do Automóvel 2025 em São Paulo

De acordo com dados da marca, o Tera acumula 31.901 unidades emplacadas no Brasil entre junho e 13 de novembro. No mercado externo, foram 22.416 unidades exportadas até outubro para 18 países da América Latina, incluindo Argentina, México, Chile, Colômbia e Uruguai. O modelo já é o segundo veículo mais exportado pela Volkswagen do Brasil em 2025, atrás apenas do Polo.

Publicidade

A chegada do Tera exigiu reorganização nas linhas de produção. Para abrir espaço em Taubaté (onde também são fabricados Polo e Polo Track) parte do volume do Polo Track foi transferida para a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Com isso, a fábrica Anchieta deslocou parte da produção do Virtus para São José dos Pinhais (PR).

Segundo a empresa, o movimento foi planejado antecipadamente para atender à demanda esperada pelo novo SUV.

A produção do Tera resultou na criação de 260 postos de trabalho diretos em Taubaté, dos quais 40% são ocupados por mulheres, além de cerca de 2.600 vagas indiretas na cadeia de fornecedores.

O modelo representa ainda um volume estimado de R$ 3,23 bilhões em compras de peças em 2025, equivalente a 12% do total planejado pela Volkswagen no país. Com 80% de nacionalização, o Tera utiliza componentes de 241 fornecedores, sendo mais de 230 brasileiros — incluindo 21 instalados no Vale do Paraíba. Quatro empresas ingressaram na cadeia de suprimentos exclusivamente por causa do projeto.

Do total de fornecedores da Volkswagen no Brasil (414), 58% atendem ao Tera, evidenciando o peso do modelo para a estrutura atual da montadora.

Publicidade
- Publicidade -

Recentes

Redes sociais

- Publicidade -

Notícias

Publicidade