A Volkswagen do Brasil iniciou a exportação do SUV Tera para países da América Latina. As primeiras unidades do novo modelo estão sendo enviadas para Argentina, Aruba, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Paraguai e Uruguai. Os embarques são realizados a partir do Porto de Santos (SP) e por rotas terrestres.
Segundo a empresa, as exportações do Tera também já estão programadas para Bolívia, Equador, Panamá, Peru, República Dominicana e St. Maarten ainda em 2025.
O Tera é o quinto dos 21 modelos que a Volkswagen pretende lançar na América do Sul até 2028, como parte de um investimento de R$ 20 bilhões na região. O SUV foi desenvolvido e produzido integralmente no Brasil, e é um dos principais projetos da montadora para fortalecer sua presença em mercados latino-americanos.
LEIA MAIS
+ Range Rover Evoque 2026 retorna ao Brasil em versão única Autobiography
De acordo com Hendrik Muth, vice-presidente de Vendas da Volkswagen na América do Sul, a exportação do Tera reforça a posição da montadora como a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,3 milhões de unidades já embarcadas.
A operação de exportação do Tera envolveu diferentes áreas da empresa, incluindo logística, produção e vendas. O diretor de Logística da Volkswagen na América do Sul, Anderson Ramos, destacou que a integração entre transportadoras, operadores portuários e áreas internas foi essencial para o início da distribuição do modelo aos mercados internacionais.
A empresa atua atualmente em diferentes portos brasileiros: Santos (SP) e Paranaguá (PR) para exportações, além de Suape (PE), Vitória (ES) e também Paranaguá para importações.
O Tera foi lançado no Brasil no dia 5 de junho de 2025 e registrou 12.296 pedidos nos primeiros 50 minutos após a abertura das vendas, segundo a Volkswagen. Esse volume marcou o maior evento de lançamento com público (chamado de “Portas Abertas”) já realizado pela marca no país.
Além disso, o modelo recebeu nota máxima nos testes de segurança do Latin NCAP. Entre os itens de série estão seis airbags, frenagem autônoma de emergência, controle de tração e estabilidade, além de sistemas avançados de assistência à condução (ADAS).
Entre janeiro e junho de 2025, a Volkswagen do Brasil exportou 55.331 veículos, o que representa um aumento de 54,21% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram embarcadas 35.879 unidades.
Os principais destinos das exportações foram Argentina (28.501 unidades), México (13.435), Colômbia (5.100) e Chile (3.057). A empresa também exportou para países da América Central, Caribe e para o continente africano, incluindo Camarões, Gana, Senegal, Madagascar, Costa do Marfim e Ruanda.
Os modelos mais exportados pela marca no primeiro semestre foram o Polo (22.893 unidades), Saveiro (11.906), Novo T-Cross (9.860) e Novo Nivus (8.732).







