Durante a Fenatran 2024, a Volkswagen Caminhões e Ônibus destacou o caminhão conceito VW Meteor Hybrid em seu estande, com foco na sustentabilidade. Desenvolvido em parceria com a Suspensys, este protótipo foi projetado para atender às necessidades do transporte rodoviário no Brasil.
Ele combina um motor a diesel com um eixo auxiliar elétrico, e possui tecnologia que gerencia automaticamente o uso de cada sistema de tração com base na rota e na carga da bateria, antecipando condições de topografia da estrada.
Com essa configuração, o caminhão aumenta sua capacidade de tração, transformando-se em um modelo 6×4 sempre que necessário. Essa melhoria resulta em mais torque em aclives e maior força para a partida, especialmente ao rebocar cargas pesadas.
Estudos iniciais sugerem que essa abordagem pode acelerar o tempo de viagem, com um aumento de até 20% na velocidade em subidas, graças a um adicional de 35% de força trativa nas rodas.
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O Meteor Hybrid também possui um sistema que eleva o eixo auxiliar quando não está em uso, reduzindo o desgaste dos pneus. Além disso, a configuração diesel exige menos esforço e o sistema de freios se beneficia desse design. O veículo também é capaz de recuperar energia durante as desacelerações, melhorando a eficiência e a economia de bateria, com autonomia variando de acordo com a operação e a rota.
Esse conceito faz parte da estratégia da Volkswagen Caminhões e Ônibus em direção à descarbonização, sendo a primeira montadora da América Latina a produzir um caminhão 100% elétrico.
O Meteor Hybrid oferece flexibilidade, podendo operar apenas com o motor a diesel em longas distâncias ou ser recarregado em sistemas de baixa voltagem (220V). Também conta com recarga rápida em alta voltagem, utilizando o padrão CCS2.
Para aprimorar ainda mais a eficiência e os ganhos ambientais, o Meteor Hybrid apresenta um pacote aerodinâmico sofisticado. Ele inclui defletores no teto, laterais da cabine e chassi, além de extensores que acomodam o pack de baterias, tudo projetado para otimizar a aerodinâmica. A parte inferior do veículo é protegida por um material em borracha, e as calotas têm um design especial para reduzir o arraste.
Na cabine, o motorista se beneficia de um campo de visão ampliado, com um alcance superior a dois quilômetros, graças a um sistema de câmeras e monitores que eliminam pontos cegos. Esse sistema também melhora a visibilidade noturna por meio de sensores infravermelhos e contribui para um coeficiente de arrasto mais baixo. Não são necessários ajustes durante as manobras, proporcionando maior controle sobre os obstáculos ao dar ré.
Caminhão movido a biometano
A Volkswagen Caminhões e Ônibus exibe novas soluções sustentáveis no Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas – Fenatran em São Paulo (SP). Entre os destaques apresentados pela montadora está o Constellation 26.280 modelo movido a biometano, com a maior capacidade de armazenamento em seu segmento de aplicação, motorização mais potente e potencial para redução de 90% das emissões de CO2e. Os primeiros testes em operação real do veículo serão realizados por clientes a partir de 2025.
O motor traz também redução significativa nos níveis de ruído. Os materiais isolantes e sistema de exaustão eficientes contribuem para um ambiente de trabalho mais silencioso para os coletores e para o menor impacto sonoro nas cidades, possibilitando operações noturnas nos centros urbanos.
Graças à sua arquitetura simples e robusta, com sistema de pós-tratamento dos gases de escape com catalisador de três vias, este modelo de motor oferece ainda baixa manutenção e alta durabilidade.
Nova geração do e-Delivery
A Volkswagen Caminhões e Ônibus lança o novo e-Delivery 11 toneladas, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento constante da mobilidade elétrica para oferecer ainda mais disponibilidade, eficiência e performance. O veículo vem equipado com novo motor elétrico de 280 kW, proporcionando um aumento de 7% no torque, com 2.300 Nm disponíveis desde a partida.
Essa performance aprimorada garante maior força e capacidade de resposta, otimizando as operações de transporte em diversos setores. Com um PBT de 11.400 kg, outra novidade está no seu PBTC e CMT de 15.000 kg, com capacidade de reboque de 3.600 kg, a maior da categoria.
Essa configuração, aliada à redução de peso nos componentes do e-Delivery, eleva a capacidade de carga útil para 6.300 kg, na versão com maior autonomia, um aumento de 16% em relação à primeira geração lançada em 2021, garantindo maior produtividade e rentabilidade para os operadores.
Outro destaque do novo veículo é o e-PTO (Power Take-Off) de fábrica que traz melhor custo-benefício para o cliente. O e-PTO é projetado para diversas aplicações, com capacidade de até 30 kW de potência, atendendo desde as tradicionais como baú carga geral às especiais como de manutenção de redes elétricas de alta tensão. Este sistema permite o uso da energia elétrica das baterias para alimentar componentes auxiliares, como guindastes, bombas e compressores, resultando em uma maior eficiência energética.