A Volkswagen anunciou que em 2019 deixará de produzir definitivamente seu mítico Fusca (chamado de Beetle, lá fora). Para “celebrar a rica herança” do carro que fez história no mundo, a Volks vai criar, portanto, duas versões de despedidas (Final Edition SE e Final Edition SEL) nos Estados Unidos.
“A perda do Beetle, depois de três gerações e cerca de sete décadas, deverá provocar uma variada gama de emoções entre seus numerosos fãs”, disse Hinrich Woebcken, CEO da Volkswagen na América do Norte, que explicou que a empresa se concentrará em veículos maiores e nos carros elétricos.
No entanto, o executivo deixou aberta a possibilidade de que em algum momento o Fusca seja revivido. “Nunca diga nunca”, afirmou.
Disponíveis em estilos de carroceria cupê e conversível, os modelos da Final Edition incluem equipamentos e elementos exclusivos. Os modelos também se inspiram, sobretudo, na “Ultima Edición” de 2003, lançado no México.
Os modelos Ultima Edición (última edição) de 2003 estavam disponíveis apenas em duas cores – bege e azul claro. Mas, os modelos de Final Edition 2019 terão duas cores exclusivas: o Safari Uni – uma reinvenção do Harvest Moon Bege, uma cor do New Beetle – e o Stonewashed Blue, uma homenagem ao Jeans Bug 1970 e mais recentemente visto no Beetle Denim 2016. Entretanto, os modelos da Final Edition também estão disponíveis em Pure White, Deep Black Pearl e Platinum Grey.
No interior, todos os modelos Final Edition estão equipados com acesso sem chave, além de botão de partida, volante multifuncional revestido em couro. Além disso, tem ar-condicionado digital e central multimídia com tela touchscreen de 6,3 polegadas.
Todos os modelos da Final Edition são alimentados por um motor TSI 2.0 litros que produz 174 cv e com uma transmissão automática de seis velocidades.
O preço do Beetle Final Edition cupê começa em US$ 23.045, para os modelos SE e US$ 25.995 para os modelos SEL. Já os preços do Beetle Convertible Final Edition começam em US$ 27,295 para os modelos SE e US$ 29,995 para os modelos SEL.