A Volkswagen parou, temporariamente, a produção de três fábricas no Brasil, localizadas em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e São José dos Pinhais, no Paraná. Segundo informou a Volks, a parada já era planejada e segue até o início de março.
“Parada já programada anteriormente sem perda de veículos, inclusive Polo Track”, informou a assessoria de imprensa da VW à reportagem. A montadora, no entanto, não forneceu mais detalhes a respeito da paralisação. De acordo com informações da fabricante, as atividades na planta de Taubaté seguem normalmente em fevereiro, com dois turnos de produção.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista, a falta de semicondutores é o motivo da paralisação. “No entanto, onde temos o maior problema é na cadeia produtiva, pois quem sofre com esse pênalti são as empresas terceiras, que não conseguem sustentar os trabalhadores com tantas paradas”, disse o coordenador-geral do Comitê Sindical de Empresa na Volks, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho.
LEIA MAIS
+ Novo Mercedes Classe E tem até sistema de prevenção de enjoo
Crise de semicondutores
A crise de componentes vem afetando a cadeia global da indústria automotiva. Desde o início da pandemia, uma série de paralisações ocorreram devido à falta de semicondutores.
A dificuldade de peças atrasou a entrega de veículos e chegou a fazer algumas marcas terem de entregar os modelos com menos tecnologia, como a Chevrolet, que tirou a conexão a bordo de Tracker e Onix.
Em 2022, outras montadoras como Renault, Jaguar Land Rover, Honda foram também afetadas e tiveram de paralisar a produção de automóveis em alguma escala.
Confira o posicionamento oficial da Volkswagen:
“A Volkswagen do Brasil concederá férias coletivas aos seus colaboradores da fábrica Anchieta (automóveis), em São Bernardo do Campo (SP), de 22/2 a 3/3/2023. Os dias de parada já estavam programados desde o ano passado e fazem parte da estratégia da montadora de flexibilização nos processos produtivos devido à oscilação no fornecimento de componentes. Outras duas fábricas, São José dos Pinhais (PR – automóveis) e São Carlos (SP – motores), também entrarão em férias coletivas, respectivamente, de 22/2 a 3/3 e de 20/2 a 1/3, por falta de peças. A fábrica de automóveis em Taubaté trabalhará normalmente em fevereiro, com os dois turnos de produção”.