Publicidade

Virtus usado por Lula e Alckmin vai para a garagem da Volks

Você teria vontade de ter um desses em sua garagem? O Virtus conversível, produzido pela Volkswagen para receber a dupla presidencial Lula e Alckmin, ficou um charme. Trabalho impecável da engenharia da VW e do time de design, precisamos dar os créditos do projeto que não foi apenas uma adaptação. O sedã de capota cortada ficou bonito e será peça de destaque da garagem Volkswagen.

UOL Carros teve acesso ao carro, andou de carona e você vai entender comigo as modificações do conceito. O Virtus cabrio é uma composição que tem como base o Highline pintado na cor Azul Biscay com motor 1.4, 250 TSI associado a alguns elementos do Exclusive.

O modelo apresenta mudanças que você não enxerga contemplando o desenho (ficou bem feito) projetado em cima da plataforma MQB. E aqui vamos destacar dois detalhes: a engenharia suprimiu o sistema start stop, que dá aquela paradinha e permite mais economia, zero solavancos entre dezenas de paradas do desfile. O tanque de combustível foi outra peça refeita e reduzido para 15 litros. Suficiente para garantir ao 1.4 turbo de 150 cv permissão para deslocamentos de pequenos percursos.

A engenharia com o time de design também promoveu outras adaptações como os reforços na carroceria, aumento do assoalho, aqui o banco traseiro foi recuado permitindo um maior espaço para os passageiros ficarem em pé, como aconteceu no evento. A barra horizontal de apoio para os caronas ocupa o espaço da coluna B e os acabamentos do corte do teto e das bases laterais foram preenchidas com peças projetas e impressas nas impressoras 3D. Tudo no encaixe.

Seis semanas para adaptar

Cerca de trinta profissionais da área de Desenvolvimento do Produto, com suporte da área de Qualidade, tiveram seis semanas para a entregar o Virtus conversível. O tempo, aliás, foi um dos principais desafios do time, dito aqui nos bastidores da fábrica de São Bernardo do Campo.

O Virtus com toda pinta da versão Highline tem elementos do modelo Exclusive, topo da gama. Observe a rodagem escurecida que destaca a elegância da carroceria e claro que os cromados e a cor azul do High ajudaram. No texto do fabricante, o diretor de desenvolvimento técnico da VW, Antonio Carnielli Jr, pontuou que o pilar da segurança para o propósito do uso do veículo sempre esteve em primeiro lugar. “Tínhamos de proporcionar um bom espaço traseiro para os ocupantes, permitindo apoio e conforto. Também foi preciso garantir resistência e rigidez estrutural suficientemente boas.

O Virtus é o quinto showcar conversível que a Volkswagen do Brasil confecciona para ocasiões de visitas presidenciais em sua planta. Já foram construídos Fusca, em 1959 e em 1993, Polo Sedan, em 2003, e Fox, em 2005.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade