As vendas de veículos leves eletrificados (BEV, PHEV, HEV e HEV Flex) no Brasil somaram 86.849 unidades no primeiro semestre de 2025, o que representa um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período de 2024 (79.304), segundo dados da ABVE.
A participação dos eletrificados no mercado total de automóveis e comerciais leves se manteve em torno de 8%. Segundo o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, o setor avança de forma consistente, mesmo após o aumento do imposto de importação em julho de 2024. “A eletromobilidade segue se consolidando e deve crescer ainda mais com o início das operações de fábricas locais nas próximas semanas”, afirmou.
Plug-ins lideram com mais de 84% de participação
Os veículos com recarga externa, elétricos a bateria (BEV) e híbridos plug-in (PHEV), lideraram as vendas de eletrificados no semestre, com 72.946 unidades (84% do total), alta de 33,8% em relação ao mesmo período de 2024 (54.500).
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Já os híbridos sem recarga externa (HEV e HEV Flex) somaram 13.903 unidades no semestre, com crescimento de 4% frente ao primeiro semestre do ano anterior.
A divisão por tecnologia no semestre foi a seguinte:
PHEV: 42.370 unidades (48,8%)
BEV: 30.576 (35,2%)
HEV: 7.015 (8,1%)
HEV Flex: 6.888 (7,9%)
Em junho, foram vendidos 15.525 eletrificados leves, queda de 6,7% em relação a maio (16.641), mas alta de 8% sobre junho de 2024 (14.396).
Os PHEV representaram 47,3% das vendas (7.347 unidades), seguidos pelos BEV, com 38,1% (5.912). Os híbridos tradicionais HEV ficaram com 8,9% (1.384), e os HEV Flex, com 5,7% (882).
A eletromobilidade se consolida nas regiões mais industrializadas do país, mas começa a se interiorizar. O Sudesteliderou com 47% das vendas em junho, seguido pelo Sul, com 17,4%. Juntas, essas duas regiões responderam por 64,4%do mercado de eletrificados.
Entre os municípios, São Paulo liderou com folga, com 2.095 unidades vendidas em junho e 11.121 no acumulado do semestre. Na sequência vêm Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba.
O Brasil contava com 57 fabricantes ativos no segmento de eletrificados no 1º semestre, frente a 39 no mesmo período de 2024. O total de modelos disponíveis saltou de 225 para 293, puxado pelos BEV e PHEV.
Micro-híbridos fora da conta oficial
Desde janeiro de 2025, os micro-híbridos (MHEV) não são mais contabilizados nos números oficiais da ABVE. Ainda assim, a categoria apresentou forte crescimento e somou 5.808 unidades vendidas em junho, avanço de 390% sobre o mesmo mês de 2024.







