A nova rodada de resultados neste ano do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) foi feita com duas picapes (Toyota Hilux e Nissan Frontier) e o sedã Cruze, da Chevrolet.
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A Toyota Hilux com cabine dupla e o SW4, fabricados na Argentina e na Tailândia, renovaram as cinco estrelas para proteção de ocupantes adultos e crianças. Os testes agora foram feitos com os modelos da linha 2019, que possuem Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e um total de sete airbags de série: três frontais, dois laterais de corpo e dois laterais de cortina.
Os testes de impacto frontal e lateral da Hilux foram realizados em 2015, sob o protocolo anterior, atingindo cinco estrelas para proteção dos ocupantes adulto e criança. A Toyota decidiu atualizar o modelo com mais equipamentos de segurança, e após o teste de impacto lateral, lateral de poste e ESC, o modelo obteve um sólido resultado de cinco estrelas para todos os seus ocupantes.
Segundo o instituto, a Toyota recomenda a instalação de ambos os dummies infantis virados para trás, seguindo as melhores práticas globais, e isso foi conferido por meio de uma alta pontuação de proteção no teste dinâmico para os ocupantes crianças.
FRONTIER
A Nissan Frontier vendida no Brasil alcançou quatro estrelas para proteção dos ocupantes adultos e crianças. A picape da Nissan tem dois airbags frontais e ESC de série. A estrutura foi classificada até o limite como “instável” pelo Latin NCAP. “No entanto, notou-se que ela tem uma boa projeção e desenvolvimento por trás e poderia ser melhorada”.
Segundo a instituição, a falta de proteção lateral para a cabeça de série limitou o veículo a ser avaliado no impacto lateral de poste. “A proteção oferecida ao dummy de três anos, bem como a falta de possibilidade de desconectar o airbag do passageiro limitaram o veículo a obter uma pontuação mais alta, o que resultou em uma proteção de quatro estrelas”, resume o Latin NCAP.
NOVO CRUZE
O Chevrolet Cruze, produzido na Argentina e vendido no Brasil, alcançou cinco estrelas para proteção de ocupantes adultos e quatro estrelas para proteção de ocupantes infantis. O Cruze havia sido avaliado anteriormente pelo Latin NCAP em 2018, quando tinha alcançando quatro estrelas para proteção de ocupantes adultos e crianças. O impacto lateral de poste não foi realizado naquela época, porque o modelo não tinha airbags de cortina como equipamento padrão. O teste lateral de poste é necessário para alcançar as cinco estrelas para proteção dos ocupantes adultos.
A partir de 21 de maio todos os Cruzes são produzidos com seis airbags e ESC de série. Depois de avaliar o Cruze no impacto lateral de poste e passar os requisitos, o modelo alcançou as cinco estrelas para Proteção dos Ocupantes Adultos. A proteção dos ocupantes crianças foi boa, atingindo as quatro estrelas. “O Cruze não conseguiu as cinco estrelas para proteção dos ocupantes crianças porque a sinalização das ancoragens ISOFIX não atende aos requisitos do Latin NCAP e porque tem que ser melhorada a proteção oferecida ao dummy de três anos no impacto frontal”, ressalta o Latin NCAP.