A União Europeia (UE) decretou o banimento de carros a combustão a partir de 2025. O objetivo é reduzir as emissões de carbono na atmosfera. A lei que proíbe a venda de novos carros a combustão foi negociada entre UE e o parlamento dos países membros do bloco.
Ou seja, até 2035, a meta é chegar a um corte de 100% nas emissões de CO2. A partir desta data, apenas carros movidos a energia limpa poderão ser vendidos.
Vale ressaltar, que a partir de 2030, as emissões de CO2 para carros novos devem ser reduzidas em 55%, em relação aos níveis de 2021.
“É o início de uma grande transição da União Europeia”, disse o principal negociador do parlamento, Jan Huitema. O acordo marca um importante avanço para um era de carros movidos a energia limpa.
LEIA MAIS
+ HONDA CIVIC TYPE R INICIA VENDA NOS EUA COM PREÇO EQUIVALENTE A R$ 235 MIL
Algumas marcas já anunciaram que deixarão de vender carros movidos a combustão até 2035, ou antes, como Volkswagen, Stellantis, Ford, Bentley e Jaguar.
Por outro lado, montadoras como a Lamborghini, que produzem poucos veículos, estas receberão um prazo maior (1 ano a mais), para se adequarem as metas de emissões.
Ativistas comemoraram a decisão do parlamento europeu. “Carros e vans são responsáveis por 16% de todas as emissões de gases de efeito estufa na Europa”, disse o grupo de lobby ambiental Transport & Environment (T&E), com sede em Bruxelas.