Publicidade

Toyota suspende venda de Hilux e SW4 por irregularidade em motores a diesel

A Toyota se envolveu em um escândalo global e suspendeu temporariamente a comercialização de pelo menos 10 veículos equipados com motores a diesel. A decisão foi publicada no site de imprensa global da montadora japonesa.

“Ocorreram irregularidades durante os testes de potência para a certificação de três modelos de motores diesel para automóveis que a Toyota havia encomendado”, explica a Toyota.

A lista de modelos afetados passa por Land Cruiser 300, Hiace, Innova e Lexus LX500D e modelos comercializados no Brasil como Hilux e SW4. “Não há necessidade de interromper o uso dos motores ou veículos afetados”, destacou a fabricante.

LEIA MAIS
+ Novo Cadillac CT5-V tem até 668 cv e câmbio manual de 6 marchas

Segundo a montadora, a respeito da suspeita de fralde que a envolve, a montadora se comprometeu que futuramente dará explicações detalhadas a respeito do escândalo. “No futuro, forneceremos explicações detalhadas às autoridades e tomaremos prontamente as medidas apropriadas, incluindo a realização de testes na presença de testemunhas, se apropriado”, explica.

No Brasil, a Hilux é a picape média mais vendida no país. A reportagem procurou a Toyota do Brasil para saber mais sobre o caso. “Neste momento, estamos averiguando se as unidades fabricadas/comercializadas em nossa região estão ou não envolvidas neste anúncio”, informou a Toyota do Brasil.

Segundo informações da Reuters, “Houve falta de comunicação com a Toyota Motor e coordenação insuficiente sobre processos e procedimentos de teste que deveriam ter sido seguidos”, disse o presidente da Toyota, Koichi Ito.

Ito disse a repórteres, nesta segunda-feira (29), que a empresa usou 36 mil unidades de motores afetados em todo o mundo a cada mês, o que equivale a 432 mil unidades por ano.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade