O modelo elétrico da Toyota, o Mirai 2021, conseguiu um feito digno de Guiness World Records, literalmente. O veículo entrou para o hall dos recordes por completar impressionantes 1.360 km com emissão zero e sem precisar reabastecer.
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Esse marca foi alcançada pelo Mirai após ser abastecido completamente de hidrogênio por cinco minutos em uma viagem de ida e volta pelo sul da Califórnia, nos EUA. “Em 2016, o Toyota Mirai foi o primeiro veículo elétrico de célula de combustível disponível para venda no varejo na América do Norte, e agora a próxima geração está estabelecendo recordes de distância”, disse Bob Carter, vice-presidente executivo da Toyota Motor North America.
A tentativa de recorde oficial foi monitorada de perto pelo Guiness, seguindo suas regras rígidas e procedimentos de documentação. Em sua jornada de 23 e 24 de agosto de 2021 com foco na eficiência, o Mirai registrou impressionantes 152 MPGe (milhas por galão equivalente) com água como única emissão. O juiz do Livro dos Recordes, Michael Empric, validou o tanque do Mirai com um selo no início e no final da viagem.
Conduzida por Wayne Gerdes e co-pilotada por Bob Winger, a viagem de dois dias começou na segunda-feira, 23 de agosto de 2021, no Toyota Technical Center (TTC) em Gardena, Califórnia, lar do grupo de desenvolvimento de células de combustível da Toyota. A dupla viajou para o sul, para San Ysidro, e depois para o norte, para Santa Bárbara, cruzando Santa Monica e a praia de Malibu ao longo da Pacific Coast Highway. Eles voltaram ao TTC naquela noite e registraram 473 milhas (761 km) com apenas duas trocas de motorista naquele dia.
No dia seguinte, 24 de agosto de 2021, consistiu em mais percursos locais, onde percorreram mais 372 milhas (cerca de 599 km) de tráfego matinal e vespertino na rodovia de San Diego entre Los Angeles e Orange County até que o Mirai não tivesse mais hidrogênio, chegando ao TTC com um total de 845 milhas (1.360 km) percorridas.
“Como jurado do Guiness há 10 anos, tive a oportunidade de testemunhar tentativas incríveis, incluindo vários feitos relacionados à distância”, disse Empric. “A jornada do Toyota Mirai sem a necessidade de reabastecimento mostra o poder da tecnologia elétrica de célula de combustível. Essa tecnologia e a engenhosidade do design da equipe da Toyota levaram a um momento histórico”.
Ao final da viagem, o Mirai consumiu um total de 5,65 kg de hidrogênio e passou por um total de 12 estações de hidrogênio ao longo das rotas de movimentação sem reabastecimento. O Mirai foi conduzido principalmente durante o trânsito da hora do rush em temperaturas entre 18 e 28 graus Celsius. Ele emitiu zero CO2, enquanto um veículo com motor de combustão interna padrão teria emitido cerca de 664 libras de CO2 na mesma distância.
Os resultados foram alcançados por motoristas experientes em técnicas de condução de longa distância que otimizaram o desempenho do Mirai sob condições climáticas e de direção específicas. Eles também aproveitaram algumas dicas básicas de direção com baixo consumo de combustível que qualquer motorista pode praticar.