Publicidade

Toyota completa 10 anos em Sorocaba com 1 milhão de unidades produzidas

Inaugurada em 2012, a planta da Toyota em Sorocaba (SP) completa 10 anos em atividade com mais de um milhão de unidades produzidas. A fábrica já recebeu mais de R$ 3,1 bilhões em investimentos e atualmente produz as versões hatch e sedã do Yaris e o SUV Corolla Cross, além do Etios para exportação.

LEIA MAIS

+ ESCAPE DO COROLLA CROSS SERÁ SUBSTITUÍDO, AFIRMA TOYOTA

Inicialmente pronta para produzir 74 mil veículos por ano, atualmente a planta teve sua capacidade expandida e agora produz mais que o dobro, com 158 mil veículos por ano.

Responsável pela produção de três dos quatro modelos fabricados pela Toyota no Brasil, a planta de Sorocaba chega a produção de 1 milhão de veículos. Os modelos Etios, Yaris e Corolla Cross feitos em Sorocaba são comercializados em diversos países da América Latina, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia e Peru.

Das mais de 95 mil unidades produzidas somente neste ano, praticamente 50% foi destinado para os mercados latino-americanos, ou pouco mais de 47 mil unidades.

“Quero agradecer a todos os colaboradores que ajudaram a construir essa história repleta de comprometimento, dedicação e trabalho que garantiram que essa unidade seja referência não só na produção de veículos cada vez melhores, mas também na atuação responsável com o meio ambiente”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Desenvolvimento sustentável

A fábrica da Toyota em Sorocaba foi a primeira da marca no País a adotar o conceito de Ecofactory. Com isso, todo o projeto construtivo adotou conceitos de ecoeficiência de padrão mundial, sem impactar a qualidade de vida dos habitantes do município e das cidades vizinhas nem gerar risco de contaminação ambiental.

Dessa forma, toda a operação também passou a seguir conceitos de sustentabilidade, buscando reduzir emissões de gases que causam o efeito estufa, economia de energia e de água, além da diminuição no volume de resíduos.

O sucesso do projeto foi replicado em nossas outras unidades. Porto Feliz, inclusive, adota os padrões de ecofactory e já foi considerada a fábrica mais limpa da Toyota em todo o mundo.

Como um projeto de longo prazo, o destaque são os 10 anos do Morizukuri, que idealizou uma floresta ao redor da fábrica. A floresta chegou a sua fase “adulta”, com 134 mil árvores, de 143 espécies nativas diferentes, em um espaço de quatro hectares.

Próximos passos

A planta da Toyota em Sorocaba se prepara para dar início ao novo Programa de Visitas da unidade. Um novo espaço deve receber os visitantes em uma experiência que une o passado, o presente e o futuro. No novo Centro de Visitas, as pessoas poderão aprender sobre a história da Toyota, desde seu surgimento no Japão, sua chegada ao Brasil e chegando aos dias atuais.

O Programa de Visitas deve ser aberto ao público nos próximos meses.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade