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Tiggo 8 Pro já nasceu como astro do segmento de sete lugares

O Tiggo 8 Pro tem todos os predicados para se tornar o SUV mais desejado da categoria no Brasil. Preço, tecnologia e design. Acho que você não vai duvidar disso. E quer saber mais? Sem contar no modo de condução EV, elétrico com autonomia de 77,8 Km, o sete lugares da CAOA Chery na combinação dos dois motores elétricos mais o propulsor a combustão, segundo a engenharia, é capaz de fazer 42 Km com um litro de combustível.

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O número agrada e vai para o topo dos comparativos. Em tempos de gasolina nas alturas esse é um gatilho e tanto. Mas o brasileiro também tá de olho no design e nesse ponto, o grandão de 4,7 metros, é bem elegante por fora e melhor ainda por dentro. Fácil de impressionar o cliente quando, na loja, bater o olho na cabine e abrir a caixa de palavras (exóticas ou não) para a tela de 24,5 polegadas mais um console central digital. E tudo a bordo como Carplay e Android auto com fio.

Na mira do Compass 4xe 1.3 com o elétrico de 240 cv ? Como assim? SUV menor, de cinco lugares rico em tech e acabamento contra um carro de porte maior? Sim. De olho no mercado, dominado pela Stellantis, e que todo mundo tem feito de tudo para conquistar uma nova garagem. Jogada certeira para atrair parte da carteira e com o Tiggo 8 Pro custando, hoje, R$ 70 mil a menos e ofertando mais, agora com o ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor – alerta de frenagem de emergência, permanência de faixa, controle de velocidade de cruzeiro e o melhor: função anjo da guarda do motorista) fica mais fácil. A CAOA Chery completa o pacote de “ofertas” com os faróis que acompanham o dono da máquina na entrada das curvas e a garantia de cinco anos. Nesse ponto a disputa fica meio desigual. São três do outro lado e para ter mais o cliente deve pagar por isso.

Mas preciso tratar de um outro porém. Lógico que esse valor de saída (pré-lançamento) não reflete a realidade porque acredito que em mais 60 a 90 dias a CAOA Chery deverá calibrar os 269 para outro patamar que mesmo assim ficará distante dos R$ 300 mil. Ah! Você não daria esse valor em um carro chinês. Meu amigo ou minha amiga, troque de telefone, computador, tênis, boas peças de vestuário ou se mude do planeta porque o negócio por aqui mudou faz tempo.

No SUV, a tração 4X2 também sinaliza o uso urbano e estradeiro longe do off road. O que os jipeiros podem fazer com folga nos passeios dos fins de semana e nos encontros que promovem a nação Jeep. Essa seria hoje a única vantagem de ter mais vida diante da natureza. Mas está longe de ser a proposta do CAOA.

Mecanicamente, o Tiggo 8 Pro tem dois motores elétricos mais um a combustão, 1.5 litro, longe de ser o 1.6 de injeção direta. A potência a combustão é de 147 cv mais os 170 cv dos primos que juntos rendem os bons 317 cv. O torque máximo de 56,6 Kgfm dá sobrando para permitir a aceleração do 0 a 100 Km/h em 6,7 segundos. O câmbio com alavanca do tipo joystick é automático e simula 11 velocidades. Volto novamente meu olhar para o belo console entre os bancos dianteiros.

O modo de condução fica a seu critério, normal ou esporte. Sugiro a segunda opção porque a combinação dos motores permite uma rodagem aproximada de 42 Km/l de gasolina. De outro jeito, poupe. No Tiggo 8 Pro, ao contrário dos híbridos leves 48V do Tiggo 7, 5X e Arrizo 6 Pro, o modelo não roda com Etanol. A rodagem aro 18 polegadas dá personalidade a carroceria de nova grade e lanternas traseiras.

O kit de reparo dos pneus faz uma meia substituição da roda reserva, o que, de imediato, sugeri para a engenharia, a venda de um pneu de uso temporário na concessionária. Isso dará mais segurança e conforto em viagens de grandes percursos. Fácil de carregar, utilize entre 3h e 6h com o wall box ou somente a tomada para desfilar com esse carro nas ruas.

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