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Testamos o novo Pajero Sport, SUV da Mitsubishi que não teme desafios

Mogi Guaçu (SP) – Os SUVs estão “invadindo” as garagens dos brasileiros. A maioria compra um utilitário para uso no dia a dia das cidades. Mas para quem gosta de sair do asfalto e não tem medo de desafios off-road, ter um SUV com DNA 4×4 é fundamental. Essa é a proposta do novo Pajero Sport, utilitário da Mitsubishi que consegue reunir estilo (que não é unanimidade), tecnologia de ponta, luxo e ainda encara os terrenos mais desafiadores, como fizemos no test-drive entre São Paulo e Minas Gerais.

Quando foi apresentado no Salão do Automóvel do ano passado, o Pajero Sport gerou reações distintas sobre seu design. A traseira foi o alvo principal das críticas, com suas enormes lanternas que ocupam quase toda coluna da parte de trás. Mas o que podemos afirmar depois de testar por algumas horas o novo utilitário é que o Pajero Sport vai muito além do seu design controverso.

É na sua capacidade off-road que está o ponto forte do Pajero Sport. Graças à tecnologia, o SUV grande de sete lugares se torça um carro de passeio, e enfrenta obstáculos com facilidade e conforto. As escapadas de fim de semana e expedições off-road são garantidas pelo sistema de tração Super Select II 4WD, controle de descida de montanha (HDC), Hill Start Assist (HSA) e um modo Off-Road para cascalho, lama, areia ou rocha.

“O Pajero Sport é um SUV completo, sinônimo do pioneirismo e ousadia da Mitsubishi Motors. Tem sete lugares e traz elegância, um ótimo espaço interno, segurança aliada à tecnologia, tanto para rodar nas cidades, como para despertar o espírito outdoor e encarar grandes aventuras no fora de estrada”, ressalta Reinaldo Muratori, diretor de planejamento da Mitsubishi Motors.

O Pajero Sport é oferecido em versão única com o preço de R$ 265.990, com sete lugares, teto solar, o sistema 4×4 com o Super Select II e equipado com o motor MIVEC 2.4L turbo diesel, em alumínio, com 190cv e 43,9 kgf.m de torque. São 16 válvulas, DOHC, DI-D com turbocompressor e injeção direta, que se traduz em eficiência energética com aceleração vigorosa e todo torque disponível a baixas rotações do motor, aliado a transmissão automática de oito velocidades. O consumo do Pajero Sport, segundo a montadora, é de 8,9 km/l na cidade e 11,7 km/l de diesel na estrada.

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São diversos recursos tecnológicos que auxiliam o motorista, como controle de descida (HDC), controle de tração (ATC) e estabilidade (ASC), sensores para acendimento dos faróis e limpador de para-brisa, piloto automático adaptativo (ACC) com frenagem autônoma, sistema de mitigação de colisão (FCM), aviso de ponto cego (BSW), ar-condicionado automático Dual-Zone, câmera de ré, sensor de estacionamento e 11 airbags, incluindo bolsas exclusivas para a terceira fileira de bancos.

Muito da capacidade off road do Pajero Sport está no novo sistema de tração, o Super Select 4WD-II (SS4-II), que é capaz de enfrentar todos os tipos de terreno. São quatro modos de operação, incluindo a reduzida. Através do seletor no console central, o motorista pode facilmente optar pelo melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso:

2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.
4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e chuva. O sistema alterna automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro.
4HLc – Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência.
4LLc – Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.

O Pajero Sport conta com o exclusivo Off-Road Mode, um recurso que deixa este SUV ainda mais preparado para enfrentar os mais variados tipos de terreno.

São quatro opções que melhoram o desempenho no off-road: Gravel, Mud/Snow, Sand e Rock. Cada uma delas tem uma configuração específica e todos são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a potência do motor, ajustes de transmissão, sistema de freios, controles de tração e estabilidade.

As informações são projetadas no cluster e mostram como cada roda está atuando individualmente. Esses ajustes deixaram nosso percurso entre Mogi Guaçu (SP) e o Pico do Gavião (MG) muito mais simples. O sistema de tração somado a uma suspensão muito bem alinhada deixam o terreno acidentado muito mais agradável de se andar. Quem está dentro do Pajero quase não sente que está passando por buracos, rampas ou pedras. Impressiona o conforto dentro da cabine durante o off-road.

Além disso, o veículo tem o bloqueio do diferencial do eixo traseiro, o RD Lock. Em situações extremas, onde as rodas ficam suspensas, como valetas transversais ou terrenos com erosões, o carro é capaz de superar com facilidade com um simples toque no botão.

Interior premium

O interior do novo Pajero Sport se destaca pelo espaço generoso para 7 passageiros e acabamento refinado. O console central alto em Black Piano com detalhes cromados envolve toda a parte dianteira, reunindo os principais recursos ao alcance das mãos seletor de tração, botões para escolha do piso e o freio de estacionamento eletrônico.

Saídas de ar-condicionado estão posicionadas na segunda e terceira fileira de bancos, dando mais conforto para os passageiros. O sistema multimídia tem tela de 7” e vem equipado com Android Auto e Apple Car Play, áudio streaming de última geração e conexão WiFi, que permite o acesso a aplicativos nativos, como Waze e Spotify.

O porta-malas tem capacidade para 571 litros. Com os bancos da segunda fileira rebaixados, sobe para 1.731 litros e com o assoalho totalmente plano, o que facilita a acomodação das bagagens.

Outra praticidade do Pajero Sport é a conectividade para os mais diversos aparelhos. Além da entrada USB na parte dianteira, os passageiros que viajam no bando de trás contam com mais duas entradas para carregar o celular. E, no console central, há uma tomada de 120v (AC) para ligar os mais diversos aparelhos.

Tecnologia

O Adaptive Cruise Control (ACC) é um piloto automático inteligente. Basta programar a velocidade que, através de sistemas semiautônomos, o veículo freia e acelera sem a intervenção do motorista, fazendo automaticamente a leitura da velocidade do outro veículo que vai à frente. O Forward Collision Mitigation (FCM) é outro sistema de frenagem autônoma, que atua automaticamente para evitar ou minimizar os efeitos de uma possível colisão. O Sistema de Monitoramento de Pontos Cegos (BSW) detecta veículos no ponto cego do motorista e emite alerta sonoro e visual no espelho retrovisor externo.

Já o Sistema de Prevenção de Aceleração Involuntária (UMS), através de sensores dianteiros e traseiros, atua caso detectem um obstáculo próximo em caso de aceleração brusca, reduzindo a potência do motor para evitar colisões caso o motorista erre os pedais ou a posição do câmbio.

Segurança

O Pajero Sport tem freios com ABS e EBD, 11 airbags: 2 dianteiro, 2 laterais, 6 de cortina (inclusive para a terceira fileira de bancos) e 1 para o joelho do motorista, Keyless – partida sem chave e no botão, sistema de entrada sem chave – Keyless Operation System (KOS), sistema de Prevenção de aceleração involuntária – Ultrasonic Misacceleration Mitigation System (UMS), barras de impacto das portas e sistema Isofix.

Mesmo com dimensões robustas e capacidade para sete ocupantes, o Pajero Sport tem raio de giro de apenas 5,6 metros, o melhor da categoria, que garante facilidade de manobras em diversas situações.

Ficha técnica

Novo Pajero Sport

Comprimento (mm): 4.785
Largura total (mm): 1.815
Altura (mm): 1.805
Entre-eixos (mm): 2.800
Ângulo de entrada: 30º
Ângulo de saída: 24.2º
Altura livre do solo (mm): 218
Tanque de combustível (litros): 68

Suspensão dianteira: Independente, braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e Barra estabilizadora;

Traseira: 3-link, Amortecedores hidráulicos, Molas helicoidais e Barra estabilizadora Rodas e Pneus: 18” x 7,5” e 265/60 R18

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