O Hyundai Creta mudou no fim de 2024. Mas mudou para melhor. Visualmente, o conjunto ficou mais harmônico e atrativo. Além disso, a configuração Ultimate também passou por mudanças mecânicas.
Em um trecho urbano, de aproximadamente 80 quilômetros, o Hyundai Creta Ultimate fez uma média de 11 km/l (11,9 km/l pelo ciclo do Inmetro).
LEIA MAIS
+ Testamos a nova Ford Ranger Black: econômica e boa de guiar
Em poucos minutos com o modelo, entendemos a razão de ser o veículo mais vendido no varejo. O Creta tem um excelente conjunto mecânico. Motor potente, suspensão confortável e boa calibração de direção.
Em ruas mais esburacadas o carro é um pouco mais duro, mas no rodar comum, a experiência é bem agradável. O isolamento acústico também é um ponto positivo Testamos o Hyundai Creta Ultimate: versão mais cara do SUV faz bonito e pouco se ouve do mundo lá fora.
Na sua nova geração, o Hyundai Creta abandonou o 2.0 aspirado e agora o Ultimate é equipado com 1.6 TGDI de 193 cv e 27 kgfm de torque. Com um pouco de delay dos carros turbos, assim que o motor enche o Creta vai longe.
A aceleração do motor mais forte é feita em 7,8 segundos. A velocidade máxima é de 210 km/h.
A transmissão é automatizada com sistema de dupla embreagem a seco e 7 velocidades (DCT7). Segundo a Hyundai, esse tipo de transmissão oferece trocas de marchas mais rápidas e precisas e menor consumo de combustível. E de fato, as trocas são rápidas, tanto para subir como descer marchas.
O espaço do Creta também é bem generoso. Para um SUV compacto, o Creta até surpreende. Tem bom espaço para os ocupantes e ainda um porta-malas de 422 litros.
Por dentro, o banco do motorista conta com ajustes elétricos, mas a regulagem de altura é manual. A multimídia tem 10,25”, mas o espelhamento do smartphone é só por meio do tradicional cabo.
Veja o vídeo:
O sistema de som tem uma boa qualidade sonora, mas nada surpreendente ou fora da curva. É honesto e composto por 4 auto-falantes nas portas e 2 tweeters.
Visual novo
O Hyundai Creta Ultimate recebeu uma nova grade frontal totalmente renovada, em Black Piano, traz linhas mais sólidas em comparação com a geração anterior e uma nova aplicação da logomarca Hyundai.
O conjunto óptico redesenhado traz o conceito “seamless lighting”, traz uma faixa em LED que percorre toda a frente do carro e luzes de seta sequenciais nas pontas, em sintonia com os últimos lançamentos da Hyundai.
O para-choque ganha novo desenho, que se une de maneira mais robusta ao visual frontal e compõe de maneira mais forte a “sensualidade esportiva” que é a assinatura de design da Hyundai em todo o mundo.
Na segurança, o Hyundai Creta Ultimate faz bonito. É composto por um pacote de segurança bem completo:
- AutoHold;
- Detector de Fadiga;
- Sistema de alerta e frenagem autônomo (FCA) para carros, pedestres e ciclistas;
- Sistema de frenagem autônomo (convergência à esquerda);
- Assistente de centralização em faixa (LFA);
- Assistente de permanência em faixa (LKA);
- Farol alto adaptativo (HBA);
- Assistente de tráfego cruzado traseiro (RCCA);
- Alerta de saída segura (SEW);
- Ajuste manual de altura dos faróis;
- Sensor de estacionamento dianteiro.