A nova Ranger Black chegou ao mercado brasileiro como a porta de entrada para o mundo das médias da montadora norte-americana. O principal atributo da picape é o custo-benefício.
Testamos a picape no ciclo urbano para entender como ela se comporta na cidade. Em Recife, percorremos um trecho de 260 quilômetros, exclusivamente, em ciclo urbano. Nos primeiros 800 metros, já podemos entender a razão da picape ter sido tão premiada em 2024. A regulagem de suspensão e calibragem do volante é um baita acerto.
LEIA MAIS
+ Novo Renault Duster 2026: SUV chega com leves mudanças
Picape pula? Um pouco, mas nada que se torne enjoativo. Faz parte e quem já está acostumado com esse mundo já sabe bem disso.
Mais acima, falamos sobre custo-benefício. Com R$ 219.990 (preço no momento que estivemos com a caminhonete), você leva a Ranger Black para casa e um bom pacote de itens de série, como Multimídia SYNC 4 de 10”, painel de instrumentos digital de 8”, rodas aro 18, ar-condicionado automático, faróis automáticos e Full LED, câmbio automático e mais.
Ainda sobre o design interior, os bancos são parcialmente em couro com o emblema Black no encosto e o volante tem ajuste de altura e profundidade.
A transmissão da picape é de seis marchas e acoplada ao motor 2.0 turbodiesel de 170 cv. A caixa faz bem o seu papel e também colabora para economizar combustível.
Rodamos, em maior parte do tempo, com o modo Eco ativado. O consumo médio foi de 10 km/l, ao fim do trecho urbano que avaliamos. Ficou dentro da média estipulada pelo Inmetro, de 10,1 km/l.
Confira o vídeo:
Com um tanque de 80 litros de capacidade e médias de 10 km/l, é fácil passar longe do posto por alguns bons dias. A autonomia pode ficar próxima as 1000 km, mas se for para estrada.
Considerando os 12,4 km/l, daria para rodar 992 quilômetros sem sequer parar para abastecer.
Nas capacidades, a picape média de entrada da Ford pode levar na caçamba 1.250 litros e 1.031 kg. A caçamba tem degrau de acesso, seis ganchos de ancoragem, tomada 12 V e tampa com assistência de abertura e fechamento que facilitam o transporte de diferentes tipos de objetos. Se precisar entrar na água, a capacidade é de 80 cm para imersão.
Novo preço
Até alguns dias atrás, o preço da Ranger Black era o mesmo da Fiat Titano de entrada. Contudo, enquanto a primeira oferece câmbio automático, a segunda tem tração 4×4. Vale o que tiver dentro da realidade de cada consumidor. Atualmente, porém, a Ranger Black subiu para R$ 229.990, enquanto a Titano MT segue por R$ 219.990.