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Tarifas de Trump podem custar bilhões à indústria automobilística dos EUA

A imposição de tarifas pelo governo de Donald Trump sobre importações do Canadá, México e China pode gerar um impacto financeiro significativo para a indústria automobilística dos Estados Unidos, com analistas estimando perdas superiores a US$ 33 bilhões, algo como R$ 190 bilhões.

A partir desta terça-feira (4), haverá tarifas de 25% sobre os carros e peças importados do México e Canadá, e um adicional de 10% sobre as importações da China, devem afetar o mercado, gerando aumentos nos custos para fabricantes e consumidores.

Em 2024, cerca de 22% dos carros novos vendidos nos EUA foram produzidos no México ou no Canadá, países que, juntos, representam uma parte substancial das importações para o setor automobilístico americano.

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De acordo com dados da Nomura Securities, aproximadamente 27% das importações do México foram de automóveis e peças, e 12% das importações canadenses tiveram a mesma origem. Essas tarifas poderão aumentar os custos de produção e, consequentemente, os preços finais para os consumidores.

Embora as tarifas impactem diretamente os veículos e peças importados, elas também podem ter efeitos mais amplos na economia dos EUA. O país importa cerca de 60% de seu petróleo do Canadá, e em 2023, o Canadá foi responsável por cerca de 40% dos minerais e metais importados pelos Estados Unidos, por valor. O aumento dos custos nesses setores pode gerar uma cadeia de impactos em outros segmentos da economia.

Em um cenário mais amplo, essas tarifas podem não só afetar o setor automobilístico, mas também gerar repercussões na relação comercial dos EUA com seus principais parceiros comerciais, o que pode resultar em ajustes na cadeia de suprimentos global.

Retaliação

Em resposta a essas tarifas, algumas montadoras estrangeiras estão avaliando a possibilidade de transferir parte de sua produção para os Estados Unidos. Fabricantes como Porsche e Audi, por exemplo, estão considerando a movimentação de algumas linhas de montagem para fábricas norte-americanas, incluindo a instalação da Volkswagen em Chattanooga, Tennessee, que atualmente fabrica modelos como o Atlas e o ID.4.

Além disso, a Audi também está avaliando a construção de novos modelos na fábrica da Carolina do Sul, atualmente em construção para a marca Scout.

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