Desde seu lançamento em 16 de março, o Toyota bZ3X já acumula mais de 10 mil unidades entregues na China, com outros 12 mil pedidos ainda pendentes. A informação foi divulgada por Peng Baolin, vice-gerente geral de vendas da GAC Toyota, durante o Salão do Automóvel de Xangai de 2025.
O SUV elétrico compacto faz parte da estratégia da Toyota para reforçar sua presença no segmento de veículos elétricos no mercado chinês. Um dos pilares dessa nova fase é o modelo de desenvolvimento denominado Regional Chief Engineer (RCE), que dá autonomia para engenheiros locais liderarem o planejamento e o desenvolvimento dos produtos. Com isso, os modelos são projetados desde o início com foco no consumidor chinês.
LEIA MAIS
+ BYD Shenzhen, maior Navio de veículos do mundo, vem ao Brasil com 7 mil carros
O bZ3X é construído sobre a plataforma e-TNGA e tem 4.645 mm de comprimento, 1.885 mm de largura, 1.625 mm de altura e 2.750 mm de entre-eixos. O modelo oferece duas opções de motorização: tração dianteira com motor de 150 kW e tração integral com motores duplos de 80 kW e 150 kW. A bateria é do tipo LFP (ferro-fosfato de lítio) e proporciona alcance de até 500 km ou 600 km no ciclo chinês CLTC, a depender da configuração.
Entre os equipamentos de bordo, o modelo traz uma tela sensível ao toque de 12,3 polegadas com chip Snapdragon 8155, teto de vidro panorâmico e pacote de condução semiautônoma nível 2+, desenvolvido em parceria com a empresa de tecnologia Momenta.
Durante o evento em Xangai, a Toyota também apresentou o sedã elétrico bZ7. Ambos os modelos são resultado da reestruturação da operação da montadora no país, que agora opera sob uma estrutura unificada de pesquisa e desenvolvimento chamada “One R&D”. Essa integração envolve as operações da FAW Toyota, GAC Toyota, BYD Toyota e o centro de P&D em Changshu.
Engenheiros como Liu Wenin (bZ3X) e Ye Zhihui (bZ7) agora comandam projetos completos de veículos, substituindo o antigo processo de adaptação de modelos globais ao mercado local. Segundo a empresa, o bZ3X foi desenvolvido com base em estudos sobre os hábitos e preferências das famílias jovens chinesas.
A Toyota também afirmou que sua estratégia no mercado de elétricos será gradual. Em vez de priorizar velocidade de lançamento, a empresa destaca que está focada em segurança, confiabilidade e maturidade dos produtos como forma de construir confiança no longo prazo. A abordagem busca refletir os princípios tradicionais da marca, agora aplicados ao segmento de veículos elétricos.