Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul, anunciou seis novos carros para o Polo Automotivo de Goiana (PE). Um novo investimento de R$ 13 bilhões vai garantir a quarta marca em 2027.
O novo ciclo vai lançar o primeiro carro híbrido, não plug in, será a largada do projeto. Commander e nova Toro 2026/27 estão na fila de espera e já são vistos circulando camuflados nas ruas.
O executivo não falou da chegada da nova plataforma para o Compass mas deixou claro que terá um novo veículo pela frente. “A quarta marca do polo está certificada. Vamos também ter todos os carros eletrificados mas as etapas atenderão as demandas de mercado”.
O polo, que já recebeu R$ 18 bilhões de recursos e fabricou cerca de dois milhões de unidades desde 2015, tem 60 mil empregos diretos e indiretos com 39 fornecedores na região.
E nele, rumores dão conta que a nova plataforma para os produtos vindouros é a plataforma STLA Medium, a mesma que faz o novo Compass 2026/27 e o Peugeot 3008. A francesa é forte candidata. A renovação de Renegade, Compass, Toro e Commander está garantida.
A Rampage é a mais atualizada do complexo automotivo e está fora desse cronograma, a princípio. Quanto a fabricação de híbridos plug in e elétricos essa etapa estará mais próxima de 2030, final do ciclo. Agora o foco será dos MHEV e HEV.
O começo
Tudo começou em 2014 com a preparação do Renegade (2015), revelado aqui com exclusividade, em seguida em 2016, foi a vez da Fiat Toro e do Compass, Commander (2021) Rampage (2024) e agora os motores 2.2 turbo diesel e o ADAs nível 2.
Cappellano destacou também o PIB industrial do estado com 4,7% e Goiana que não se destacava agora surge como 5% do Produto Interno Bruto.
Curiosidade
O xilografista Pablo Borges é o autor do selo que simboliza a pernambucanidade e a xilografia. J Borges, seu pai, já falecido, foi o autor das peças de estreia do polo.